Categorias
Off

A entrega chegou sem o produto e a Barateiro.com está me ignorando (tenho tudo em vídeo!)

A Barateiro.com pertence ao grupo Cnova, do Pão de Açúcar, o mesmo que controla as lojas virtuais das Casas Bahia, Extra, PontoFrio e outros gigantes. Parecia tranquilo comprar no site deles quando uma promoção de celular apareceu, seria um presente do meu pai para minha mãe. Devia ter deixado passar…

Um mid-end, o Motorola G5S para substituir o já quase falecido Motorola G (1ª Geração) que ela continua usando há anos. Ah, fato relevante: sei que a Barateiro vende produtos recondicionados, mas também vende produtos novos, como era o caso deste.

A entrega foi feita em 26 de Fevereiro. O “envelope plástico” branco, externo, em perfeitas condições, mas ao abri-lo, a caixa do celular parecia ter sido forçada, não chamou tanta atenção na hora, até que ao ser aberta, onde está o aparelho? Nada, revira a caixa, revira o saco branco, só vieram os acessórios, o aparelho não estava. Considerando o que acabei de mencionar, parece mais provável que tenha sido um funcionário do depósito da própria loja, e não a transportadora já que a embalagem externa estava perfeita. Sinceramente, não é problema nosso, eu só quero o dinheiro de volta para poder comprar em outro lugar. Abaixo, fotos de como a caixa estava (clique para ampliar):

Por sorte o local é uma empresa de segurança e tem câmeras em todos os ambientes então é possível ver a abertura do envelope plástico, a abertura da caixa e a consternação dos meus pais ao não encontrarem o aparelho, revirando a caixa e o envelope sem sucesso. Como veremos mais a frente, já informei à Barateiro que a filmagem está disponível. Aqui vou postar apenas um frame do vídeo por segurança:

 

Reclamei logo em seguida pelo chat, até pareceu que não seria difícil de resolver:

Dois dias, 28 de Fevereiro, e nenhum retorno, fui para o Reclame Aqui.

No mesmo dia recebo uma ligação dizendo que repassariam para os analistas do setor correto para análise e retorno, e que me enviariam uma mensagem por chat privado por onde eu poderia contactá-los a qualquer momento (áudio abaixo – 6 minutos porque insisti tentando entender qual seria o procedimento, mas o resumo foi o que relatei)

Protip: todas as ligações são gravadas automaticamente no meu celular justamente para situações como essas – recomendo: Automatic Call Recorder para Android

 

De fato ele mandou uma mensagem e recebi o link por e-mail.

Como se pode ver no print abaixo, dia 02 de Março a resposta que tive foi de que estariam entrando em contato com a transportadora para acareação. Respondi dizendo que não tenho nada a ver com isso, que tenho a filmagem da caixa sendo aberta sem o celular e quero meu dinheiro de volta, bom, me ignoraram desde então.

 

Em 12 de Março resolvi reclamar no Twitter (afinal, é pra isso que ele serve, certo?), mencionando as marcas do grupo já que a Barateiro mesmo não tem conta na rede social, incluindo as fotos. Tive alguns RTs de amigos ajudando a divulgar, mas nenhuma resposta.

 

Mais dias se passaram até que em 21 de Março resolvi falar no chat novamente para tentar saber de alguma posição. Print abaixo, mas em resumo: desculpe, vamos averiguar, peço que aguarde, {DESCONECTOU-SE}

Tendo ficado com a mesma posição vaga de sempre, resolvi ligar no 3004-3818, o SAC da empresa. Foram 6 tentativas, em todas a ligação caía ou ficava muda, até que fiz uma sétima ligação, as 20h, e aí o horário de atendimento já havia se encerrado, convenientemente.

Bom, até o momento é isso, silêncio, respostas vagas quando os forço a dizer algo, ligações que não completam, e nada, NADA do meu dinheiro de volta, nem sequer um prazo, estão apenas esperando que eu esqueça do assunto, mas meus caros, vocês mexeram com as pessoas erradas ;)

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com