Categorias
Celulares/Tablets Programas Tecnologia

O famigerado bug do iMessage (e possíveis soluções)

iMessage (disponível desde a versão 5.0 do iOS) é um excelente recurso para os donos de iCoisas.

Assim como o BBM para os aparelhos Blackberry, esta nova ferramenta permite trocas de mensagens gratuitas entre aparelhos da Apple. Se ambos os usuários possuírem um iPhone, os SMSs são automaticamente convertidos em uma iMessage.

Porém, um bug terrível tem assolado o iMessage.

Atualmente, o número do seu celular fica atrelado ao seu aparelho. Por isso, se você vender seu iPhone, trocou de aparelho ou teve o mesmo roubado, a chance de o novo proprietário passar a receber suas mensagens é GRANDE.

É inacreditável, eu sei. O iMessage NÃO fica vinculado ao SIM card, ou à sua conta, mas sim ao APARELHO. E fazer um full wipe antes de vender ou trocar de aparelho não adianta nada, nem desativar o SIM Card.

Eu passei meu iPhone 4 pra minha namorada, porque peguei outro. E aí começaram os problemas. Meu número ficou preso no antigo aparelho, mesmo tendo feito full wipe, jailbreak e o escambau. Mas outras situações também podem fazer este problema ocorrer:

– Você tinha o iMessage num aparelho e vendeu pra outra pessoa, foi roubado ou quebrou.
– Você pediu um iPhone emprestado e colocou o seu SIM card neste aparelho (pra ligar, testar se é desbloqueado, etc).

Enquanto a Apple não resolve este problema, existem algumas alternativas.
A principal, que parece funcionar pra muita gente, é:

– Acesse: https://supportprofile.apple.com/MySupportProfile.do
– Faça o login com sua conta Apple.
– Clique em Editar Produtos (Edit Products)
– Veja quais os produtos Apple você tem registrado sob seu login. Clique no X ao lado de cada produto.
– Clique em Unregister para cada produto cadastrado.

Outro problema comum é você entrar nas configs do seu iMessage e ver que ele continua atrelado a outro número de celular. Neste caso, tente (pra mim, funcionou):

– Entre nos Ajustes (Settings) e desabilite o iMessage. 
– Vá em Telefone e edite seu número para o número correto (caso ainda esteja mostrando o número antigo)
– Remova o SIM Card.
– Reinicie o aparelho. Ele vai dar mensagem de “Sem SIM card” ao reiniciar.
– Insira novamente o SIM Card.
– Vá aos Ajustes do iMessage e habilite o recurso novamente. 
– Clique em “Receber em”. Veja se o número correto aparece.

Se, ao reabilitar o iMessage, ele ficar “preso” no status “Aguardando ativação”, repita o processo.

Depoimentos de usuários dizem que a melhor forma de EVITAR que esse bug aconteça é DESATIVAR O IMESSAGE antes de fazer um full wipe e  vender o aparelho ou passar pra outra pessoa. Obviamente não dá pra fazer isso caso seja roubado (Ei, Sr. Ladrão, espera só eu desabilitar o iMessage e fazer full wipe, por favor) ou o aparelho quebre/pife, mas já é alguma coisa.

Outro recurso que ajuda é alterar a sua senha da conta Apple caso o iMessage use apenas seu ID (como no caso de iPads e Ipod Touch).

Se você pretende vender seu aparelho, comprou um iPhone de segunda mão, ou ainda possui 2 iPhones, é bom ficar esperto e seguir as dicas acima. Pelo menos até a Apple soltar uma correção oficial.

Por Sérgio "Sobrenada"

Sr. Sobrenada, sobretudo, é publicitário, marqueteiro e tricolor, sim senhor.
Crítico, cético, ácido. Imoral, ilegal e engorda.