Categorias
Programas

Instant Messengers para celular: eBuddy, IM+ ou imo? [Atualizado]

Os principais usos de um smartphone são: Twitter, Facebook, E-mails e Instant Messengers – segundo o nada confiável DataJuan.

Para Twitter, o programa oficial ou o TweetDeck (se você, assim como eu, cuida de vários arrobas) resolvem. Para o Facebook existe também app oficial, mas a versão mobile do site costuma ser mais rápida. Para e-mail, o cliente do próprio Android é ótimo.

Mas e entre os Instant Messengers? Provavelmente você não usa apenas uma das várias plataformas – Skype, MSN, Gtalk, Facebook, etc. – então precisará de um aplicativo multicontas. As melhores opções são eBuddy, IM+ e imo e após incansáveis testes, vejamos quem se saiu melhor.

 

Para o comparativo defini quatro critérios: design, fluidez, plataformas aceitas e estabilidade da conexão. As notas vão de 1 (péssimo) a 5 (excelente). Os testes foram realizados com um Sony Ericsson Xperia Neo (processador 1Ghz / 512Mb RAM) em Android 2.3.4 stock.

 

eBuddy

Já conhecia a versão para computador há anos, então foi o que instalei logo que comecei a usar um Android. Por ser tudo bloqueado no trabalho, para ficar online eu poderia manter o app ligado o dia todo no celular, mas não via necessidade. Agora que passei a utilizar continuamente, notei suas falhas e pesquisei opções.

O design é bem espartano, o pior entre os três competidores, e também não permite “fechar” grupos de amigos. As configurações são mínimas, mas até que suficientes. Quanto à estabilidade, no SE Neo é bastante boa, mas no Motorola Milestone é problemático, caindo muito e perdendo as mensagens recebidas enquanto offline.

Embora role listas com bastante fluidez, não reconhece o gesto de arrastar para os lados para alternar entre as abas principais (Contatos, Chats e Contas). Esse gesto é reconhecido apenas para alternar entre chats ativos, mas com delay.

O serviço engole consideráveis 34Mb da memória RAM, o que talvez explique a fome de bateria deste app frente aos concorrentes.

Plataformas aceitas: Windows Live Messenger, Facebook, Yahoo, Gtalk, ICQ, AIM, MySpace e Hyves. Ou seja, inclui coisas estranhas como esses dois últimos, mas nada do Skype – sem ele, não serve pra mim.

É gratuito e exibe banner na parte inferior. Fora isso, de forma um tanto irritante, na primeira utilização do dia o app exibe um splash antes da tela inicial tentando vender a versão paga, e ao ser fechado gera uma notificação também para sugerir a compra do app.

Design: 2
Fluidez: 5
Plataformas: 3
Estabilidade: 4

Download no Google Play.

 

IM+

Conheci o IM+ por indicação do @ghedin e num primeiro momento agradou muito. Visual mais limpo e elegante, um certo jeitão de app trazido do iPhone.  As configurações são bastante completas, permitindo inclusive mudar o tema (claro/escuro) e a cor do led/som das notificações de mensagens.

Apesar de demorar um pouco, carregou mais avatares de amigos do que o eBuddy (que basicamente só carrega os de amigos do Facebook e Gtalk, e nada de avatares do Windows Live Messenger). Isso pode ajudar a explicar a rolagem da lista de contatos com engasgos, tirando ponto do IM+ no quesito fluidez.

O serviço em execução consome cerca de 28Mb da memória RAM.

O problema são as quedas de conexões e a imensa dificuldade em reconectar. Por mais que se tente aguardar a reconexão, desconectar e conectar novamente ou fechar e reabrir o app, fazer as conexões voltarem pode exigir até um reboot do celular, é bizarro. Curiosamente esse problema é raro no Motorola Milestone.

Plataformas aceitas: Windows Live Messenger, Facebook, Yahoo, Gtalk, ICQ, AIM, MySpace (até aqui igual ao eBuddy, faltando apenas o desconhecido Hyves), e adiciona redes estranhas como Beep, Mail.ru agent, VKontakte, Odnoklassniki, Yandex IM, Renren e Jabber.

E você se pergunta: Cadê o Skype? Bom, ele até está ali, mas exige a compra do “IM+ Skype Package” por US$ 0,99 (que libera apenas até a virada do ano 2012/2013) ou a compra do IM+ Pro por US$ 4,99 (que libera o Skype para sempre e elimina os anúncios do programa).

Também exibe propagandas na versão gratuita, na parte inferior da tela, mas nem sempre.

Design: 5
Fluidez: 4
Plataformas: 4
Estabilidade: 3

Download no Google Play.

 

imo

Encontrado numa rápida pelo Google Play, esse app surpreendeu.

Com design bastante limpo e já estilizado na cartilha do ICS, o imo carrega rápido, é fluido nas rolagens de lista/transições de tela e reconhece o gesto de arrastar para os lados tanto para alternar entre “Chats”, “Contacts” e  “Me” quanto para alternar entre os chats ativos.

Para não dizer que é perfeito, tirarei meio ponto do “design” pela falta da opção de acumular todos os contatos do Windows Live Messenger num bloco só, ao invés de exibir cada grupo em separado (opção dada por eBuddy e IM+). A mim não incomoda, mas fica o aviso (sugerirei isso aos desenvolvedores).

As configurações não são muitas, mas são suficientes. O carregamento de avatares dos amigos é completo para Facebook, Gtalk e Skype (além de alguns do Windows Live Messenger). Incrivelmente é também o mais leve, com seu serviço consumindo cerca de 20Mb da memória RAM.

Notou a menção ao Skype ali em cima? Pois é, finalmente um Instant Messenger que aceita Skype sem cobrar nada por isso. Outras plataformas disponíveis são: Windows Live Messenger, Facebook, Yahoo, Gtalk, AIM, MySpace e Hyves (até aqui similar ao eBuddy, faltando apenas o ICQ), e incluindo Jabber, VKontakte e Steam.

Design: 4,5
Fluidez: 5
Plataformas: 5
Estabilidade: 5

Download no Google Play.

 

Resultado

Sem dúvidas o imo se sai melhor na comparação. Tão bonito quanto o IM+, mas mais leve, fluido e com Skype grátis – é a solução para seus problemas.

 

[Atualização] Recebendo dicas dos amigos, acho  interessante registrar que o Nimbuzz é considerado a melhor opção para Symbian; no iPhone, imo, Beejive e Verbs são os apps a comparar, enquanto no iPad o im+ parece unanimidade; no MeeGo (praticamente restrito ao Nokia N9) a integração das redes é nativa.

Existe também o Whatsapp (multiplataforma), mas apesar da característica assíncrona, mais SMS, e da integração direta ao número de telefone dos contatos, ainda não consigo ver vantagens sobre as plataformas de IM clássicas.

 

Valeu @paes, @lucasbraga, @ghedin, @filipekiss@vinibroz, @_helionetwork, @thiagones80!

 

Você já testou estes programas ou outros similares? Conte sua experiência nos comentários!

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com