Categorias
Web

Restaurante, Bar, Loja…? Alavanque seu negócio com o Local Ads do Facebook

O Facebook sabe muito de nós, mas muito mesmo, e isso inclui onde estamos e onde estivemos a qualquer momento. Isso pode assustar os mais preocupados com privacidade, mas pode ser uma vantagem enorme para os donos de negócios tipicamente locais como restaurantes, bares, lojas de todo tipo, enfim, aqueles ramos em que a pessoa vai visitar se estiver por perto.

Se você tem uma página do seu negócio no Facebook e informou o endereço da empresa, é só ir em Insights no topo e então em Local na esquerda para ver estatísticas de pessoas naquela região (imagem acima – os riscos pretos nos nomes de ruas foram por minha conta) e descendo a página é possível ver em detalhes informações completas de idade, sexo, se são pessoas que moram por ali ou estão de passagem e cruzamento de idade/sexo. (imagem abaixo).

2

Ou seja, é possível saber qual o “tipo de pessoa” que circula por perto do seu negócio, e isso ainda podendo escolher se deseja ver num raio de 50 ou 150 metros e se quer dados apenas da última semana, mês ou quadrimestre.

Como se não fosse bom o suficiente, o mais interessante vem agora: é possível publicar anúncios especificamente para essas pessoas que estão por perto do seu negócio, ou seja, aquele cara ali que você está vendo do outro lado da rua mexendo no Facebook no celular, vai rolar o feed e ver “Lanchonete Furacão, X-Tudo por R$ 10” com um botão “Ver Direções” no anúncio!

Você pode definir a distância que quer atingir, entre 1 e 50 milhas (meu Facebook está em inglês, talvez sejam Km em pt-BR) – claro que faz mais sentido se você usar distâncias menores, também pode definir a idade e o sexo do alvo, ou seja, se sua loja vende roupas para jovens mulheres, você pode escolher tudo isso e atingir exatamente seu público. E é possível deixar o ad ativo por quanto tempo quiser – é tudo uma questão de orçamento, claro.

Segundo relato de um amigo cujo cunhado tem um fast food, quando ele anuncia nesse sistema “Local”, precisa contratar um cozinheiro a mais para aquele dia, porque enche mesmo.

A função está chegando aos poucos, então se ainda não apareceu na sua página, tenha certeza de que o endereço está informado e tente trocar seu Facebook para inglês.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com