Quem somos | Envie dicas | Contato

bateria-duração-carregar

Os celulares evoluiram absurdamente desde que foram inventados, mas isso teve um custo: BATERIA. Por que ralhos as fabricantes continuam afinando tanto os celulares se a maior reclamação dos usuários em todo o planeta é a bateria que dura pouco*? E principalmente, quanto eles teriam que engordar pra resolver esse problema?

*dados do IJEA – Instituto Juan de Estatísticas Avançadas

Quando se fala de design, normalmente pensamos apenas em “coisas bonitas”, mas o conceito é bem mais amplo e inclui usabilidade. Tem que ser bonito, elegante, etc., e útil, prático, bom para o usuário… E celulares que chegam no meio da tarde com 10% de bateria não são isso, nem um pouco!

A situação é tão comum que já é natural para muitas pessoas terem uma bateria reserva, externa ou case com bateria. No meu caso opto por ficar com o aparelho ligado no USB do computador o tempo todo enquanto trabalho.

Então vamos a um exercício simples: pegue seu celular e uma régua posicionada na espessura do aparelho. Agora imagine que ele fosse 1,9mm mais gordinho, 18g mais pesado, e isso te desse 85% MAIS BATERIA, o que me diz? Eu topo fácil essa alteração!

E de onde vem esses números? Do único caso que conheço em que uma comparação direta é possível, porque não dá pra comparar aparelhos diferentes, com baterias diferentes e tamanhos diferentes. Esse caso ocorreu em 2011/2012, quando a Motorola lançou o Motorola Razr e meses depois o Motorola Razr MAXX que é exatamente o mesmo aparelho, mas com bateria maior, 3300mAh no lugar dos 1780 do irmão mais fino.

aaa

Ou seja, se ao invés de nos impressionarmos com celulares finíssimos e levíssimos, aceitássemos 2mm e uns 20g a mais, poderiamos passar o dia usando bastante o aparelho e ter carga até o final do dia, ou se usar pouco, dá pra virar dois dias sem recarregar.

Fabricantes, por favor, mudem esse padrão anoréxico, ou ao menos façam mais aparelhos com “versão MAXX”.

facebook-profile-picture

Administrador, desenvolvedor, gamer, tecnófilo, viajante, otimista nato, calmo por natureza. Criador do eco4planet, já escreveu para o Gizmodo e Papo de Homem e participou do podcast Guia Prático, do Manual do Usuário.
Veja outros artigos por