Categorias
Cotidiano

Lava e (não) Seca Brastemp: Problemas e modo turbina de avião

No 2Centavos analisamos todo tipo de produto e lugar com o qual tivermos contato e desta vez o relato veio de fora, de uma amiga que chamou minha atenção ao usar as redes sociais para divulgar os problemas que vem enfrentado com sua “Lava e Seca” da Brastemp.

Além de não secar como deveria, a máquina deve ter assistido Transformers e está tentando se tornar um jato supersônico. Pelo menos eu gosto de pensar que seja isso.

Mais do que espalhar o caso para chamar a atenção da fabricante, o relato serve de alerta para os consumidores sobre a marca e o produto em questão. Com a palavra, Adriana:

Já há alguns meses tenho tido problemas com minha Lava e Seca Active da Brastemp. Aliás, uma verdadeira decepção com essa marca que construiu uma boa reputação e que agora parece não se preocupar mais com ela, já que dá de ombros para a qualidade dos produtos e mais ainda para o atendimento dos clientes no pós-venda. É realmente LAMENTÁVEL…

Quando comprei a Lave e Seca tudo parecia normal, inclusive solicitei a instalação por uma autorizada Brastemp para não correr o risco de ter problemas com a garantia. O único ponto ruim da máquina, desde o início, é a função de secagem que não atende às expectativas.

Mas tudo piorou nos últimos meses.

Além de não secar as roupas como deveria (mesmo se limitando a quantidade máxima indicada pela empresa – 4Kg de roupa molhada, ou selecionando o tempo máximo da máquina – 4 horas de secagem), a Lave e Seca mais parece uma turbina de avião. É praticamente impossível centrifugar as roupas pois o cesto localizado na parte interna fica batendo como se estivesse solto, dando a sensação de que a máquina vai desmontar a qualquer momento!

Além de não parar de bater, o motor emite um barulho ensurdecedor nas etapas de enxague e centrifugação. Sinto como se a máquina fosse levantar voo. E não incomoda somente a mim, incomoda também os vizinhos do prédio, o que já me gerou problemas e agora fico impossibilitada de lavar roupas.

 

Avance para 2 minutos e veja a Lava e Seca Brastemp tentando decolar.
Em um app de decibelímetro no celular o ruído passa dos 90 decibéis – nível típico de uma fábrica com maquinário pesado.

 

Agora em tempo de chuva e frio, mesmo que não existissem os barulhos de nada adiantaria. Ainda que use somente a secagem, nada feito, a roupa sai sempre úmida. O produto realmente tem problemas e não é pontual pois já verifiquei inúmeras reclamações em relação a essa máquina (ai que arrependimento!!!).

E se não bastassem os problemas do produto, o que me deixa mais inconformada é a área industrial da Brastemp. Já recebi a visita da assistência técnica duas vezes e eis o diagnóstico: “Não há o que fazer”. O técnico explicou que existe um problemas no motor mas que não adiantaria trocar pois voltaria a acontecer. Ele fez o relatório para a área industrial da empresa avaliar e então dar uma solução para meu caso. Até o momento, nem sinal de uma resposta da Brastemp, e lá se vão 12 dias.

Por mais que eu ligue no SAC a cada dois dias, eles não me dão uma posição. Pior, em uma das ligações fui informada inclusive de que houve uma tentativa de contato comigo nos dois telefones que informei, mas não atendi. A que ponto chegamos! Não recebi contato algum, pelo contrário, sou eu quem ligo direto no SAC para obter uma posição da empresa. MAS HOJE EU CANSEI!!!

Será que eles vão esperar acabar o meu prazo de garantia (o que falta pouco para acontecer) para mandar um “sinto muito, mas não podemos fazer nada…”???? Quero uma solução urgente para essa situação. Não se trata de um produto que custou R$ 10,00, são mais de R$ 2 mil e preciso lavar minhas roupas sem ter problemas no prédio! Não imaginei ter que recorrer à internet para buscar uma solução, afinal, trata-se da “Brastemp”.

Mas acho que a Brastemp já não é assim mais… uma BRASTEMP.

Querida Whirlpool, #ComoFaz? Aguardamos uma explicação e, principalmente, uma solução para o problema.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com