Categorias
Cotidiano Pensamentos

Inteligência, riqueza, morte e Mega Sena

Mega Sena, Lotomania e tantas outras loterias recebem milhões de reais dos brasileiros e redistribuem para alguns ganhadores valores altíssimos. Quem nunca fez uma fézinha e ficou gastando mentalmente o prêmio antes de (não) ter ganhado, pensando em como ele mudaria sua vida?

Recentemente a Mega da Virada sorteou o valor recorde de mais de 300 milhões de reais. A arrecadação foi de 900 milhões, a 3 reais cada jogo, é como se a cada dois brasileiros, 3 jogos tivessem sido feitos (de bebês a velhinhos acamados) – e isso é muito jogo, muita expectativa, e é muito mais do que uma esperança, é uma forma de fazer a população não enlouquecer.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

Da inteligência

Uma das formas de se definir inteligência e separar o homem dos outros seres, é a consciência de sua própria existência, da passagem do tempo e de sua inevitável morte. Todos nós, portanto, sabemos que um dia vamos passar dessa pra melhor e, conforme o tempo passa, esse momento se aproxima cada vez mais.

 

Da riqueza

Enquanto vivemos vamos conhecendo (ou melhor, ficamos sabendo d)as maravilhas de se ter quantias formidáveis de dinheiro: viagens pelo mundo, carrões, mansões, as melhores comidas e bebidas, festas fantásticas… Mas como ter isso? Ou você nasce milionário ou se torna um e, convenhamos, qual o percentual de pessoas que efetivamente se torna um milionário durante a vida?

Por mais otimista que se possa ser, é preciso aceitar o fato de que trabalhando suas probabilidade de chegar tão longe são pífias. É bem possível sim melhorar de vida, ter uma casa melhor, um carro bacana, fazer umas duas viagens por ano, mas “milionário”? Boa parte das pessoas que conheço praticamente não mudou de posição financeira mesmo depois de anos e anos trabalhando, algumas avançaram um degrau, mas é só.

 

Da morte

Então pare, lembre há quanto tempo você sua a camisa das 8h as 18h, quais suas perspectivas de trabalho e quanto tempo de vida produtiva lhe resta… acha mesmo que terá um jatinho, uma mansão nos EUA e passará meses viajando pela Europa em hotéis de luxo?

Não. E isso é uma perspectiva um tanto desesperadora porque você vai morrer, sinto dizer, e esse dia está sempre se aproximando. É difícil aceitar que não será possível aproveitar as belezas do mundo, por mais que se acredite num pós-morte. Você vai pro céu, reencarnar, simplesmente acabar e pronto… isso depende das suas crenças (ou não crenças), mas seja sincero consigo mesmo, a única certeza mesmo é esta vida em que estamos no momento, e ela vai acabar sem você ter aproveitado 1% do que sonhou.

 

Da Mega Sena

Entra em cena, a Sena. A sempre disponível esperança de enricar do dia pra noite, não importando se você é um bebê ou um velhinho acamado, e aproveitar as alegrias, mordomias e sabores que a vida pode oferecer.

Seja pobre ou classe média, tenha um emprego de chão de fábrica, seja advogado ou executivo de um banco, não importa, você finalmente poderá receber centenas de milhares de reais por mês só de rendimento, pro resto da vida.

 

Do controle social

Portanto, respire aliviado meu povo, nada está perdido. Não é preciso fazer loucuras, cometer crimes ou desistir de tudo e se jogar de cima da casinha do cachorro, você sempre terá a chance de se tornar milionário! Continue trabalhando, fazendo a roda girar, e, ou aceite a situação de uma vez, ou jogue na loteria.

Não que você, ou melhor, todo o mundo, precise ser milionário. Muitas das pessoas mais felizes que já conheci são das mais humildes, e no fim, o que queremos é felicidade, o dinheiro é apenas como uma forma de chegar até ela – talvez uma forma errada. E, aliás, nem seria possível tornar a todos milionários, por regra econômica se todos tivessem muito dinheiro, ele não valeria nada e todos seriam pobres novamente.

 

Das opções

Você é inteligente o suficiente pra saber que vai morrer e que talvez a Mega Sena seja a única forma de deixá-lo rico (mesmo que isso nem seja necessário para torná-lo feliz), mas com uma chance em 50 milhões, aproveite melhor o que você tem e quem você tem, a família, os amigos, os amores, as pessoas.

E se mergulhar numa piscina de moedas de ouro for realmente seu sonho maior (vai se machucar, mas divago), não conte com sorteios, faça seu próprio caminho. Trabalhe!

Talvez sendo funcionário (sobre empreendedorismo falarei outro dia) você não vá chegar tãaaao longe, mas hey, muitas das pessoas menos felizes são das mais ricas, porque as coisas perdem valor, perdem sentido, nada mais surpreende, nada mais é um “achievement”. Crescer por mérito, saborear cada novidade, tem um valor muito especial.

 

Na imagem do topo, milionário jogando poker. É uma possibilidade, assim como se tornar o novo Neymar, Steve Jobs ou J. K. Rowling. Mas esses milionários famosos, assim como em qualquer profissão, são contáveis nos dedos, frente ao mar dos que tentam e não chegam lá. Você chega?

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com