Categorias
Filmes

Esquadrão Suicida: O filme é muito bom, vocês é que estão chatos demais!

A expectativa pelo filme vinha altíssima. Os trailers eram realmente animadores. As imagens que foram saindo pareciam bacanas (um filme mais colorido da DC, quem diria!). Aí chegou a estreia, quarta-feira dia 03, mas antes mesmo da data a crítica começou a descer o porrete e o filme virou piada ao ter qualificação abaixo dos 30% no Rotten Tomatoes. Balde de água fria.

Muitos desistiram de ir ao cinema, ou resolveram deixar pra depois, talvez mudem até de sala – ao invés de gastar R$ 50 num IMAX/XD, vão optar pelas salas tradicionais pra “jogar menos dinheiro fora” se realmente odiarem o filme. Eu não li nada, fui ver o filme, e caramba, é ótimo! Então quero falar do filme (sem spoilers) e desse negócio de “crítica”.

É filme de puro entretenimento, coloque isso na sua cabeça, é ação fantasiosa com heróis que não vão fazer muito sentido, vários clichês, um pano de fundo já usado algumas várias vezes em outros filmes, mas a minha pergunta é: quando foi que nos tornamos todos críticos de cinema? Desses que ficam analisando o roteiro, desenvolvimento, coesão, razões de tudozzzz

Vamos deixar isso pra quem ganha pra ser esse “chato”, somos espectadores caramba, pagamos para ver uma história bacana, que prenda a atenção, que te faça criar certa empatia pelos personagens, dar aquela acelerada no coração quando a porradaria está comendo solta, e se o filme tiver a intenção de ser engraçado, dar umas risadas (não é o foco da DC como é na Marvel, ainda assim colocaram uma meia dúzia de falas engraçadas, basicamente com a Arlequina).

Pra ser sincero, gostei mais do que de Avengers: Civil War, e sabe por quê? Não forçaram a barra na tentativa de enfiar duzentos personagens, não fizeram uma cena única gigantesca com 30 minutos de coisas explodindo pra todo lado, nem ocuparam a primeira metade inteira do filme com conversinha só pra montar o cenário do que ia acontecer na segunda metade.

 

Tem defeitos? Orra, se tem!

O Coringa é péssimo. Sério Jared Leto, você se esforçou tanto pra entrar no personagem e foi isso que conseguiu? Não é psicopata, não é sarcástico, não é zuero-assustador, é só um bandido vestido de palhaço. Sinceramente não faria falta se fosse tirado do filme.

Will Smith. Não vou descer a porrada nele até porque gosto de muitos filmes que fez e o papel é legal sim, importante, muito bem feito, mas pra um grupo recém introduzido, acho que foi um erro colocar alguém com nome tão forte… visivelmente se viram obrigados a dar mais destaque e aquele jeito de é-bandido-mas-tão-bonzinho.

E a computação gráfica da Bruxa foi um pouco vergonhosa. Não é o filme todo, relaxe, tirando isso é tudo muito bom, como se espera de um filme do gênero, mas nas partes que envolviam essa personagem fazendo suas traquinagens, poxa, faltou uma dedicação (e uns milhões de dólares) ali.

Quem realmente se destaca é a Arlequina. Diferente do Coringa, ela realmente consegue passar a ideia de ser pirada, mas de um jeito engraçado, e por isso mesmo, como mencionei, as cenas mais cômicas acabam sendo falas ou ações dela. Ao mesmo tempo, ela se mostra humana, existe alguém bom ali no fundo, não é só uma psicopata, ela foi corrompida pelo Coringa, e isso aumenta a identificação com a personagem.

Sobre os outros bandidos-anti-heróis não há tanto o que se falar. Já sobre a história, bom, como eu disse lá em cima, é manjada, tanto a história de fundo quanto a forma como o governo americano faz para que os bandidos façam algo bom pelo planeta. E aí eu repito: por que ser chato e ficar se apegando tanto nisso?

Enfim, escrevo ainda sem ler nenhuma crítica para não ser influenciado, e espero comentários :)

 

Edit: Agora que li críticas percebi que estava esquecendo de comentar sobre a linguagem visual, principalmente ao mostrar a ficha técnica dos personagens em texto na tela, e eu gostei! Teve reclamações do tipo “é muito adolescente/não é isso que vai me fazer envolver com o personagem”, bla bla bla.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com