Quem somos | Envie dicas | Contato

gravity

O Nexus 4 pode ser um excelente aparelho, mas seu botão de liga/desliga/trava/destrava não é dos mais bem construídos, sendo meio difícil de apertar e com o tempo passa a falhar. Mas meus problemas se-acabaram-se com o aplicativo Gravity Screen. Ele não melhora o botão, mas não preciso mais usá-lo!

O aplicativo (gratuito) usa os sensores do celular para identificar diversos tipos de ação e com isso ligar ou desligar a tela sem precisar do botão físico. Antes de continuar adianto a resposta pra uma pergunta inevitável: “Usando tanto os sensores, a bateria não morre rápido?”, bom, nas configurações que uso (e comentarei abaixo), o app aparece consumindo cerca de 3%, então além de ser pouco para a praticidade que promove, na prática posso supor que fazendo a tela desligar mais vezes/mais rapidamente, chega a ter consumo zero ou gerar economia de energia.

 

 

Vamos às funções:

Sensor de bolso: quando você coloca no bolso, o aparelho é virado de ponta cabeça e isso desliga a tela. Ao tirar do bolso, movimento inverso e a tela reascende. Parece bobo mas poder colocar e tirar do bolso sem bloquear/desbloquear é sensacional. É possível configurar o ângulo a partir do qual ele entende que foi virado para colocar no bolso (padrão: 60°) ou desativar isso e usar o sensor de luminosidade para ele saber que foi para um lugar escuro (eu uso ângulo + luminosidade)

Repouso na mesa: Ao colocar o aparelho sobre uma superfície plana (ângulo também regulável, padrão: 10°) com a tela virada pra baixo, ele desliga a tela – e religa ao pegar o aparelho. Também é possível marcar a opção de desligar quando colocado na mesa mesmo com a tela pra cima.

Sensor de luminosidade: Além de ser usado pela função de colocar no bolso, o sensor de luminosidade pode ser usado para religar a tela a qualquer momento passando a mão sobre o aparelho. Muito prático pra quando você coloca sobre a mesa e a tela desliga (seja usando a função “repouso na mesa” pra desligar instantaneamente, ou apenas deixando a tela desligar pelo tempo de inatividade).

Ligar tela por movimento: Mexeu no aparelho, ele acorda, simples assim. Tão simples que eu desliguei, sério, prefiro a ação mais definida de passar a mão sobre o celular, porque qualquer movimento religar a tela fazia com que ele acordasse em situações que não fazia sentido. De qualquer forma completo a informação dizendo que é possível configurar um tempo limite para a função, sensibilidade, “proteção de falso acionamento” (contra acionamento no bolso) e falso religamento quando estiver no carro (aparelho deitada pra cima e celular balançando).

Manter tela ligada por movimento: Está lendo algo e a tela esmaece caminhando pra um desligamento? Dê uma balançada no aparelho e ela acorda (também não uso porque quando quero tela ligada por um bom tempo ativo o “screen always on” pelo SwitchPro Widget – R$ 2,80)

 

E tem configurações adicionais:

Suporte a fone de ouvido: Se conectar o fone a função de desligar ao colocar no bolso passa a aceitar a posição para cima (para celulares em que o plug fica em cima e no caso de você não ativar a opção para que a posição no bolso seja ignorada)

Continuar executando durante ligações: Não ativei já que a princípio você coloca o aparelho no rosto e o celular desliga a tela automaticamente sem precisar do programa. Pode ser útil se você for colocar no viva voz e deixar em cima da mesa, algo do gênero.

Vibração: Celular vibra ao desligar a tela (mantive desativado também)

Desabilitar tela de bloqueio: Isso você pode fazer nas configurações do próprio Android se for Ginger Bread ou superior (o que tem 98,7% de chances de ser seu caso).

Notificação: Esta é útil. Ative junto com a opção logo abaixo (Baixa prioridade – oculta o ícone), assim nenhum ícone é exibido na barra de notificações, mas ao abri-la há um item mostrando que o programa está ativo, bastando tocar para desativar e outro toque para reativar.

Executar ao iniciar: inicia o programa ao ligar o aparelho. Ative.

 

É uma praticidade que eu queria ter conhecido há mais tempo, então divirta-se!

facebook-profile-picture

Administrador, desenvolvedor, gamer, tecnófilo, viajante, otimista nato, calmo por natureza. Criador do eco4planet, já escreveu para o Gizmodo e Papo de Homem e já participou do podcast do Manual do Usuário.
Veja outros artigos por
  • mozuca

    Funcionou pro Lenovo Vibe K5 perfeitamente. Valeu pela dica!

(Cinema) O Hobbit: A Desolação de Smaug e Frankenstein: Entre Anjos e Demônios
(Android/iOS) Flappy Bird, dicas em vídeo para o jogo mais difícil da semana