Categorias
Traquitanas

Air Fryer Premium Mondial – Gordices sem Gordura!

 

PARA TUDO! Vamos falar de coisa boa! Vamos falar da fantástica, moderna, hiper mega bla bla blá… não você não está na Polishop, e lá na Polishop vende a ultra mega blaster overpriced Airfryer Phillips Walita que frita tudo no ar quente sem uma gota de óleo e  custa 1.200 reais – essa coisinha linda que só é vendida lá estimulou a concorrência a lançar seus produtos. E é nessa concorrência que paguei menos da metade do preço numa similar da Mondial: 500 reais mais 50 de frete (a gente que vive no nordeste não tem essas moleza de frete grátis toda hora em qualquer setor dessas lojas virtuais).

Atenção, isto não é um post pago! É minha experiência com essa coisinha aí!

 

Por que raios eu comprei? 

Porque a patroa quis! Ou melhor, a patroa é tão geek quanto eu, ela leu pessoas falando a respeito, amigas indicaram, ela saiu pesquisando e descobriu que era um bom negócio. Eu tinha meu pé atrás, e quem manda na cozinha em minha casa sou eu (a patroa pouco mexe na cozinha), tive que meter a mão na massa e usar a bendita panela.

 

E é boa mesmo?

É bem prática, você deixa pré-aquecer por 5 minutos, joga o grude lá dentro, marca o tempo no timer e de tempos em tempos vai lá dar uma conferida e uma virada, mais ou menos como faz numa frigideira – precisa virar o lado sim!

A praticidade é bem grande, já fiz hambúrgueres (sem esfumaçar a cozinha, sem feder tudo de fritura), nuggets, batata frita congelada (essa ficou uma porcaria, acho que errei o tempo e desisti de tentar de novo), batata frita fresca (essa ficou boa), bifes de frango, de boi, linguiça, e o mais legal é que a gordura inerente ao alimento escorre pela gradezinha (é uma grade tipo panela de fritura por imersão).

E nem só de fritura vive a panela, qualquer coisa que vá ao forno e caiba no cubículo redondo ali da panela tá valendo, minha esposa já fez uns bolinhos em formas de silicone. Todas as receitas ficam com o mesmo aspecto de quando fritas na frigideira, cor, crocância, textura (externa e interna).

Nota: Não tente fritar algo que passe pela grade (ex. ovo), não vai ficar legal e a sujeira vai ser medonha. Nada aproveitável sai de lá.

 

Hey, você não esqueceu de falar do sabor?

Sim, o sabor dos alimentos. Vamos lembrar o que acontece em nossa panela: você joga a manteiga/óleo/margarina/azeite/banha/resto de óleo de bacon/whatever deixa esquentar e depois põe o que quiser fritar lá dentro, essa gordura não só vai fritar seu alimento como impregnar ele com seu sabor.  Eu adoro um bife frito na manteiga. Já na Airfryer não existe óleo, não tem saborzinho que a gordura deixa no alimento, ou seja, o sabor não é exatamente o mesmo, mas continua gostoso. É diferente e com tempo acostuma-se ao sabor sem óleo, pense na sua saúde, ela é mais importante! :) (Ah! a linguiça ficou mais gostosa sem gordura, linguiça já é gordura pura!)

 

OK, mas e a conta de luz?

Pra ser sincero? Não vi diferença, tenho computador ligado 24 horas por dia, sete dias por semana, eventualmente ligo ar condicionado, e outras coisas… e não vi impacto significativo na conta de luz, mesmo usando 4 ou mais vezes na semana (e pra economizar você pode colocar tudo que vai fritar lá dentro e, bem, acaba misturando os sabores, mas dá pra levar).

 

Seja sincero, melhorou mesmo a qualidade de vida?

Sério? Bem, sei lá, só sei que pouco tempo depois comecei a fazer uma dieta louca pra perder uns 13kg  (e pra acompanhar a patroa na dieta, porque você sabe como é chato preparar dois cardápios para o almoço. Se não sabe, vai esquentar essa barriga num fogão meu caro!) e a panela tá sendo uma mão na roda pra preparar as coisas, quase nem uso o fogão, nessa dieta estou praticamente só usando a Airfryer e o microondas pra todas as preparações.

A saber, a dieta é Dukan – que corta carboidratos e gorduras da alimentação diária, aí dá pra fazer deliciosas frituras sem quebrar a dieta, mas isso é papo pra outro dia, farei o review da dieta Dukan, me cobrem!!!

 

E o trabalho de limpar a sujeira depois?

Pois é, lembra que pra não grudar nada o troço é pintado de teflon né? Primeira dica: NUNCA, nunca jogue água fria na panela de teflon quente, isso detona o teflon, sério! Espere esfriar, desmonte a panela, se a comida era gordurosa tipo hambúrguer ou linguiça, passe um papel toalha pra tirar a gordura (gordura no ralo é tragédia pro ralo e pra natureza, descarte o máximo de óleo no lixo, garrafa pet faz bem o serviço, aliás, com essa panela você não vai mais usar litros de óleo pra uma fritura por imersão). Daí é molezinha… não gruda nada, é só cuidar do teflon direitinho que dura bastante.

 

Ah! E antes de terminar, um problema: é um trambolho grande danado, bem difícil de arrumar um canto pra guardar na cozinha.

Recomendo! :)

Por Thales Francisco

Biólogo, Geek e Pai de duas criaturinhas lindas. Viciado em tecnologia. Professor por amor a profissão. Estudante de Ciência da Computação (Porque nunca é tarde pra começar uma nova carreira.)