Categorias
Console/PC TV/HT/Som

2Centavos de Imaginação: Como o Microsoft Illumiroom pode melhorar muito o futuro dos games

illumiroom

O IllumiRoom é um protótipo em desenvolvimento pela Microsoft que projeta imagens na tua sala, fazendo com que jogos não fiquem limitados às 55” da sua TV nova, se estendendo por toda a área ao redor, seu hack, parede, chão, tudo.

O bom uso do aparelho vai depender da criatividade dos desenvolvedores, mas nós aqui do 2Centavos daremos uma mãozinha.

 

Ele ainda não é um produto final e, dado o histórico da Microsoft, pode nunca chegar ao mercado. Mas seremos otimistas já que a empresa se empenha bastante na área de jogos e há pouco tempo nos entregou o Kinect, que, aliás, é parte essencial do IllumiRoom pois seu funcionamento se dá através da soma do Kinect a um projetor (e muito algoritmo maluco dos gênios de Redmond).

Se ainda não viu do que estamos falando, ta aí:

 

E se você quiser saber mais sobre a parte técnica, pode usar esse link.

Mas agora vamos focar nas possibilidades que o aparelho oferece.

 

Terror amplificado

Silent Hill

Você já deve ter jogado ou visto alguém jogando Silent Hill. Desde a época do PSX é um dos jogos mais assombrosos que existe. Um dos maiores motivos: em certos momentos você não enxerga NADA. Imagine então se você estiver sentando no seu sofá praticamente sem enxergar nem a TV, de tanta névoa projetada em sua sala?

Mas ainda dá pra fazer mais: durante a névoa, ou em qualquer outro momento, projeções do Cabeça-de-pirâmide (ou outra bizarrice do jogo) podem aparecer em “flashs” na parede, fora da TV, quase do seu lado. Sentiu o medo?

E tem mais: o Kinect (o normal, que fica em baixo da TV olhando pra você) será padrão no pacote do novo Xbox, ou seja, todos os jogos poderão utilizar suas capacidades. Então será possível identificar que você está sozinho na sala e comentar isso contigo, de uma forma bem apavorante. (essa ideia eu roubei do Fabio Bracht, lá do Continue)

 

Acho que você vai morrer

gears

Ok, 90% do vídeo oficial é com jogos de tiro. Eles mostram algumas das possibilidades mais legais pensadas: tiros pela sua sala, itens aparecendo fora da tela, fogo e explosões. Mas e a barra de energia?

Em Gears of War (que eu e o Juan temos jogado muito) a imagem da caveira na engrenagem vai aparecendo conforme você leva chumbo. Até que ela se completa e você cai. Seria bem tenso ver essa imagem aparecendo na sua sala inteira, ficando vermelha e te avisando “hey, tu tá morrendo, chapa!”

Claro, isso não precisa ser usado só em jogos de tiro, mas fica ainda melhor lá. Tal como sangue escorrendo por todo lado logo após um Locust ser fatiado pela sua Lancer.

 

Onde estão os retardatários?

O vídeo ainda mostra utilidades para jogos de corrida, com os efeitos de iluminação. Mas, sério, seria melhor ampliar a visão. Na sua TV você vê seu carro, numa visão terceira pessoa, na parte de baixo da sala vê os pilotos atrás e em cada lado também, possivelmente dentro de “retrovisores”. É uma utilidade bem melhor.

 

Extensão da TV

Em jogos de luta e plataforma, a utilidade mais divertida é a extensão da tela. Imagine-se jogando Injustice e mandando o Batman pro teto da sua casa e o ver varar sua TV direto para o chão da sala. Além de hadoukens atravessando e explodindo sua TV, ou coisas do tipo. Em Sonic (e outros) a exibição dele durante aquele looping sensacional ficaria ainda mais legal de se ver.

 

Mas é bom deixar claro: a tecnologia ainda é um protótipo. Rezamos aos deuses da tecnologia para que o IllumiRoom venha para nossos futuros videogames.

Caso você queira saber mais sobre ele: Microsoft Research (em inglês) e, claro, discuta essas ideias e pense em algo legal também aqui nos nossos comentários.

Por J. P. Neto

Nasceu quando Let It Be completava a maioridade e desde então vive de pizza, música, filmes, joguinhos, séries e quadrinhos. Não vê a hora da criação da vigésima quinta hora.