No dia 30 de maio recebi um e-mail do Humble Bundle* com jogos da Telltale Games, composto por Back to the Future: The Game e outros (que não dei a devida importância ainda) + The Walking Dead para quem pagasse acima da média.
Como diz um amigo, esse combo foi “instant buy”. Não pensei duas vezes mesmo só conhecendo e querendo jogar Back to the Future, mas resolvi pegar o pacote completo (pagando acima da média). Acabei jogando The Walking Dead antes de todos os outros e…
– spoiler: valeu cada centavo…
– outro spoiler: valeria inclusive se eu tivesse pago os 45 reais pedidos na Steam pelo jogo
Ele não trata do que se passa na série – é paralelo à ela e o primeiro episódio rola quando Rick (personagem principal da série) ainda está em coma. O jogo não é FPS, é adventure, point and click, sem precisar de muita precisão, só um pouco de timing (bem pouco por sinal), e precisa saber inglês porque tem muita conversa e muitas decisões nas conversas.
O roteiro é a história de Lee Everett, que logo no começo sobrevive a um acidente de carro, a ataques zumbis e acaba entrando na casa de uma menina cujos pais estavam viajando quando a infecção começou e morreram (você descobre isso fuçando a secretária eletrônica) e a menina (Clementine, ou Clem para os íntimos) te arruma um martelo num momento que você quase vira comida de zumbi. A partir deste momento você segue sobrevivendo ao lado dela.
Ao jogador sempre são colocadas opções de conversa com tempo para a resposta – segundo os desenvolvedores todas elas estão erradas, mas enviesarão a história. Cada ação e cada fala pode interferir no andamento do jogo, mudar seus aliados e salvar vidas (ou tirar vidas, propositadamente).
O jogo é bastante tenso nesse ponto, várias decisões difíceis são tomadas em cada episódio, que ao final compara você com todos os outros jogadores do mundo (mostrando estatísticas, por exemplo você e X% dos jogadores salvaram o personagem X e deixaram o personagem Y morrer neste episódio).
Esse ritmo das conversas, aliados às decisões instantâneas (os zumbis estão em toda parte), não haver muito tempo para pensar nas respostas – que pode ser maior ou menor em cada situação, ditam o ritmo do jogo.
A pequena Clem não é o tipo de criança que você é obrigado a salvar porque os desenvolvedores assim o fizeram, é uma criança que te cativa a salvá-la (sim, os desenvolvedores te obrigam, mas não transparece desta forma). As conversas e a emoção da criança a todo momento te fazem pensar em como ter um pingo de ética naquele mundo de merda. Eu considero Clem um contraponto moral dentro do jogo – sem ela você sairia matando geral sem pensar duas vezes, mas ela questiona e te faz agir como humano (e não como um louco que atira em tudo que se mexe). Especialmente porque o jogo te lembra a todo momento “Personagem X lembrará disto” ou “Personagem Y não gostou do que você disse”.
Eu tenho dois filhos, e não deixei de pensar na Clem como minha filha naquela situação… o que me deixou envolvido emocionalmente, zerei em 5 sessões de 2 a 3 horas de duração ao longo de 6 dias. O jogo dá uns “game over” de vez em quando e você se vê virando comida de zumbi, ou outras bizarrices, mas volta ao último save e continua, ou seja, por mais que você morra, vai chegar até o fim.
Não é lançamento, o ultimo episódio saiu em novembro de 2012, então tomarei a liberdade de deixar spoilers. Se pretende jogar sem lê-los (recomendo), pule o bloco abaixo.
No fim do jogo chorei copiosamente, me emocionei muito, o jogo foi tenso, intenso, dramático, entrou para a lista dos melhores jogos de minha vida, por isso resolvi partilhar com vocês este relato.
Como disse lá em cima, valeu cada centavo, e valeria ter pago R$ 45 na Steam, porque é muito bem feito, muito bonito, recomendo!!
PS. Provavelmente em agosto sai mais umas histórias para esse jogo como DLC (400 dias) e lá pro final do ano sai a sequencia deste jogo: TWD a Segunda Temporada.
*O Humble Bundle vende jogos pelo preço que você achar que vale – de 1 centavo de dólar a infinitos dólares, o limite é seu cartão de crédito, se você pagar mais que um dólar leva chaves para ativar na Steam e se pagar mais que a média você leva alguns jogos extras e a grana é dividida entre o site, os desenvolvedores e instituições de caridade dos EUA. Você ainda pode dizer como divide a grana entre eles, eu geralmente mando a grana toda pros desenvolvedores, me julgue.