Categorias
Console/PC

The Binding of Isaac – RPG Shooter, bíblico? [PC, Mac, Linux]

A mãe religiosa de Isaac teve uma conversa pessoal com Deus e ele exigiu o sacrifício de seu filho. Para fugir deste sacrifício o rapaz se prendeu no porão e isso é o plot bizarro de um jogo cheio de referências bíblicas (lembra da história de Abraão que teve o filho Isaac depois de velho e recebeu a ordem de Deus de sacrificá-lo? Pois é.)

Mas deixe a bíblia de lado, vou falar do jogo! E já disse que é mais um jogo indie? De novo eu falando de jogos que são rotulados dessa forma tão ampla e talvez injusta, mas mesmo sem ser hipster, são meus preferidos (dentre os de grandes produtoras, atualmente estou com Portal 2, e sonhando com Diablo 3)

Então você é Isaac, está assustado e acuado no porão. Sua arma? Suas lágrimas!

 

Gráficos

Os gráficos são estranhamente esquisitos, mas com aqueles olhos grandes pra agarrar sua atenção. O jogo é gerado aleatóriamente no momento em que você clica START, ou seja, não espere uma partida igual a outra, elas são todas únicas! O porão é cheio de relíquias, irmãos abortados, moscas, monstros ligados aos 7 pecados capitais, versões deformadas de si mesmo e toda sorte de pesadelos hediondos do nosso pobre Isaac.

 

Controles

A jogabilidade é interessante, partindo do clássico WASD para caminhar e setas para atirar na direção desejada. Ainda tem a barra de espaço pra ativar um item, “Q” pra usar item único, “E” para soltar bombas e outras teclas pra te deixar doido (“P” para pause, Shift com mesma função de “E”…). Mas relaxe, enquanto você não decorar é só dar “Start” para ver uma tela explicativa.

 

Jogando

O porão é cheio de itens úteis para a jornada aos lugares mais profundos, aproveite. O jogo segue o esquema “antigo” de uma vida só com coraçõezinhos marcando quantas porradas você pode levar até morrer (comece com 3 corações, ou seja, 6 porradas, e adivinha, você vai morrer muito até zerar, eu ainda nem zerei). Tem também power ups que fazem as lagrimas darem mais dano, fazerem curvas, e outras tantas coisas que você não vai descobrir em uma única partida.

Aproveite este porão, vai ser a única vez que você o verá desta forma. E mesmo que você zere, existem vários finais possíveis, o que torna cada jogo ainda mais único.

É tudo bem sangrento e algumas vezes assustador. Mesmo com gráficos desenhados de forma tosca em 2D, ele consegue passar umas sensações estranhas e incômodas – é essa a intenção do jogo.

 

Na classificado oficial é dado como “RPG shooter de ação”, seja lá o que isso queira dizer, mas é bem legal! Recomendo! Custa 4,99USD na Steam e já tem um DLC de 2,99 que adiciona mais bizarrices ao jogo (ainda não o comprei porque só comecei a jogar “sério” agora, meu computador antigo não dava conta de rodar bem mas agora posso jogar coisas melhores, AWYEEAAA!)

Por Thales Francisco

Biólogo, Geek e Pai de duas criaturinhas lindas. Viciado em tecnologia. Professor por amor a profissão. Estudante de Ciência da Computação (Porque nunca é tarde pra começar uma nova carreira.)