Categorias
Programas

Testamos o Swype não-mais-beta. Concorrência forte para o SwiftKey

image

Uma grande vantagem do sistema Android é que ele permite bastante personalização, e uma excelente é poder instalar vários teclados diferentes do original com diversas opções para se adaptar ao gosto de cada usuário.

Durante muito tempo utilizei o Swype como teclado principal, ele estava em estágio beta e sempre foi bom. Mas graças a uma promoção do Google Play acabei comprando o SwiftKey que tem uma previsão de palavras fabulosa, teclado dividido para o tablet (mesmo tendo que comprar o aplicativo de tablet separado), e recentemente recebeu a função Flow, que permite escrever desenhando sobre o teclado (como no Swype), o que no tablet não me pareceu interessante, preferi a digitação normal.

Ontem, para minha surpresa (parecia que isso nunca ia acontecer) saiu a versão final do Swype, agora no Google Play, que também tem a previsão de texto como no SwiftKey (já havia no beta, mas não conhecia), e com a grande vantagem de salvar suas palavras na nuvem, ou seja, além de ser um único aplicativo para todos os dispositivos, ele sincroniza as palavras.

Ah sim, os dois concorrentes do mundo tecladístico aprendem suas palavras trazendo do Facebook, Gmail e Twitter.

Estou escrevendo esse artigo todo com o Swype, em um tablet na horizontal, e digitando com uma mão só (imagem de abertura, lá em cima). O teclado reduzido fica na posição que você achar mais confortável (veja outras opções abaixo), sendo bem rápido, funcional e confortável – melhor que digitar usando duas mãos no tablet. Ele possui atalhos para copiar, colar, recortar, e tem suporte para conversão de fala em texto, o que não funcionou muito bem por aqui.

image

image

Para completar o teste, continuei escrevendo este artigo pelo celular. O teclado fica levemente diferente, mas igualmente prático, e claro, sem as opções de posicionamento. Aliás, o Razr i já vem de fábrica com o Swype, mas não é atualizável. Como o teclado chegou por R$ 2 na promoção, não hesitei e comprei, e estou gostando da utilização e da previsão, parece tão boa quanto a do SwiftKey.

A escolha entre os dois concorrentes é acirrada, com muita similaridade e pontos positivos para os dois lados, ficando talvez mais ligado a uma questão de gosto e costume. Os 15 minutos de teste que o Google oferece para cancelar a compra de um aplicativo não são suficientes para conhecer um teclado, então compre os dois para comparar (caso dinheiro não seja problema), teste no celular de amigos antes de escolher, ou jogue uma moeda, por que não?

wpid-Screenshot_2013-04-25-10-30-03.png wpid-Screenshot_2013-04-25-10-26-46.png

image

Por Thales Francisco

Biólogo, Geek e Pai de duas criaturinhas lindas. Viciado em tecnologia. Professor por amor a profissão. Estudante de Ciência da Computação (Porque nunca é tarde pra começar uma nova carreira.)