Categorias
Programas

Tentei desinstalar o Facebook, não consegui

Talvez você tenha visto artigos nas últimas semanas sobre como o app do Facebook pode deixar seu celular até 20% mais lento. Olha, eu não duvido, ele é realmente um monstro, seja em processamento, memória, espaço ocupado em disco ou uso de dados mesmo quando “fechado”. Resolvi tentar escapar dele, vejamos as opções:

 

Facebook Lite

Essa opção na verdade foi criada para quem tem um celular muito básico e/ou conexão muito ruim. Isso significa que ele simplifica (demais!) o Facebook todo, ou seja, o visual fica um lixo e te transporta para o estilo de páginas da época da conexão discada. Mas, tá lá na Play Store.

 

Browser

Você pode usar o Facebook direto no navegador. Para facilitar, é uma boa ideia criar um atalho na área de trabalho do celular. No Chrome (e talvez no Safari do iOS) é possível ativar para receber notificações no sistema, ou seja, deveria funcionar bastante bem. O problema: a cada vez que você clicar no atalho, uma nova aba será aberta no navegador e isso pode se tornar bastante confuso.

 

Apps alternativos

Alguns apps prometem a experiência completa do Facebook, mas mais leve e rápida como o Metal e o Mini for Facebook.

Na prática, são basicamente um navegador disfarçado (eles usam o WebView do Google, ou seja, é um Chrome leve), com algumas melhorias como ocultar a barra de endereço do topo e não gerar abas, mas continuam com um segundo problema que também afeta quem tenta usar direto no browser: clicar em voltar retorna a página anterior e não para a home do app (o news feed), ou seja, se você foi clicando de uma coisa para outra, vai dar voltar várias vezes e continuar perdido.

Nesses apps as notificações não chegam por push, ou seja, ele tem que verificar a cada X minutos (geralmente o mínimo é 5), o que além de gastar um tanto mais de dados, não é imediato.

 

Se você também usa o Messenger do Facebook, tentar se livrar dele usando as alternativas acima passa pelos mesmos problemas, especialmente no que se refere às notificações.

 

Enfim, tentei por algumas horas e desisti. Não quero abas abrindo desordenadamente ou notificações atrasadas, voltei para o app. Mas isso sou eu, que tenho páginas e grupos para cuidar então acabo sendo heavy user. Talvez se você usar pouco a rede social, esses probleminhas não sejam tão relevantes frente a chance de ganhar performance e espaço livre no celular – conheço gente que fez com sucesso.

E aí, vai tentar? Conte sua experiência nos comentários!

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com