Categorias
Computadores

Samsung Ultrabook Serie 5: um ano de uso e a tela resolveu desmontar [Atualização: reparado e barato!]

[ATUALIZAÇÃO: Veja ao final do artigo que finalmente consegui quem arrumasse, ficou ótimo e foi barato!] 

Adoro meu ultrabook Serie 5 Samsung. Desempenho excelente, peso reduzido, belo design e nem esquenta no colo. Há cerca de um ano na família, não tenho intenção de trocá-lo tão cedo – na melhor das hipóteses trocar o dico híbrido por um SSD puro sangue, sem pressa.

Mas, e sempre tem que haver um mas, ele resolveu se autodestruir. Desde o começo a dobradiça da tela abre com certa firmeza e ao soltar dá uma chacoalhada. Não é aquela abertura que ao soltar mantém a tela firme onde você deixou, mas ok, “é o jeitão dele” diriam uns amigos do Honda Clube quando alguém reclama do óleo baixando muito rápido no Civic.

Acontece que a tela foi ficando mais instável e barulhenta.

CRECKS eram ouvidos durante a abertura – um, dois, três deles. E a moldura da parte inferior da tela se desgrudou do painel LCD. Tudo ainda funcionava tranquilamente, então não me desesperei.

Até que, enfim, falha catastrófica. A moldura se soltou em toda a parte inferior e a dobradiça está praticamente desencaixando, toda molenga, a tela cai pra trás se eu não usar algo para apoiá-la. Ou seja, agora ele fica aberto o tempo todo em cima da mesa (ótimo para acumular poeira), e não consigo fechar a tela para transportar.

Não chego a manter o plástico no banco do carro, mas sou do tipo que tenta preservar ao máximo o que tem, tanto para que esteja sempre funcionando e bonito, quanto para que na hora de vender, esteja valorizado ao máximo. Quem já comprou algo usado meu sabe bem disso, é praticamente novo. Mas nem toda a cautela do mundo fez evitar esse problema.

Samsung, shame on you. Já tive um Galaxy Nexus, tenho TVs da marca, sempre fui um cliente satisfeito e indicava tranquilamente aos amigos. Não mais.

 

Atualização março/2017

Ao longo desses 3 anos a situação ficou cada vez pior, chegando a se tornar duas partes separadas, tela e base, ligadas apenas pelo flat cable da imagem, ou seja, dava pra usar desde que na mesa com algo apoiando a tela por trás. Enrolei para arrumar porque todos os comentários, aqui e no vídeo do Youtube, diziam que o reparo custaria cerca de R$ 600, então ia usando outro notebook e isso ficava para trás na fila de prioridades. Há alguns dias, aliás, minha cachorra se enrolou no cabo de energia, o notebook caiu no chão e desmontou de vez.

Atenção: imagens de dor e sofrimento.

Felizmente eu mesmo consegui reencaixar o flat e voltar a usar.

Enfim, ao que interessa: Semana passada recebi um comentário pelo Youtube dando esperanças, um lugar que faria o reparo por um ótimo preço.

Fui até lá neste sábado, 04/03/2017 e saiu até mais barato, R$ 90 porque meu notebook apesar de “desmontado” tinha todas as partes, ainda que com o plástico da dobradiça rachado, então ele não precisaria recriar nenhum pedaço faltante. Ele usou resina, amoleceu a dobradiça metálica para não quebrar de novo tão fácil e recolocou tudo no lugar. Disse pra sempre abrir com as duas mãos ou pelo centro da tela, nunca pelos cantos, e que seria bom uma vez por ano (ou quando começar a ficar duro) abrir e lubrificar a dobradiça de novo.

Em algumas horas estava pronto e pude levar para casa funcionando perfeitamente. Que raiva de não saber da existência desse lugar antes haha.

Então está aí a indicação para todos: Ômega Notebooks, Rua dos Gusmões, 310, loja 22, Região da Santa Ifigênia, São Paulo/SP, telefone 11 3223-5964, e abaixo as fotos do bichinho praticamente como novo :)

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com