Categorias
TV/HT/Som

Replicando a imagem de uma TV da casa em outra – sem fios!

Você está assistindo um seriado na sala e o jantar fica pronto, mas não tem ponto de TV por assinatura na cozinha. Resultado: você vê novela e fica sem saber quem era o assassino. Essa é só uma das infintas possibilidades de você querer passar a imagem de uma TV da casa para outra, e a solução é mais simples do que parece, sem fios e de baixo preço.

Equipamentos para isso não são novos, mas eles evoluíram bastante, e agora um par de aparelhos (transmissor e receptor), com cara de roteador de Internet sem fio, mas bem menor, resolve o problema com maestria.

Comprável via eBay por uns 40 dólares, o kit trás um aparelho transmissor, um aparelho receptor, os cabos de áudio/vídeo composto comum (amarelo, vermelho e branco) e fontes para ligá-los na tomada.

A instalação é simples:

Ligue no aparelho transmissor as saídas de áudio e vídeo do dispositivo que enviará o sinal – pode ser sua TV, o aparelho de canais por assinatura, o player de DVD ou BD, etc.

Já na TV que receberá o sinal, ligue os cabos do aparelho receptor.

Pronto, plugue os aparelhos na tomada e já estará tudo funcionando. O sinal é enviado do transmissor para o receptor com uma qualidade impressionante, sério, não achei que seria tão bom, é exatamente a mesma qualidade que tenho no aparelho principal.

O anúncio diz que o alcance é de 150 metros, afinal, estamos falando de Wireless 2.4GHz e esse é o limite normal da tecnologia. Mas num mundo de paredes, as coisas mudam, e tem mais, enquanto na internet sem fio as falhas na recepção só tornam a conexão um tanto mais lenta (as vezes de forma imperceptível), este aparelho faz uma espécie de streaming ao vivo, ou seja, falhas geram ruídos no áudio e/ou no vídeo.

Paredes, e especialmente banheiros, podem afundar o tal limite de 150 metros. Aqui estou usando a 6 metros de distância se medido em linha reta, passando por 3 paredes, incluindo um banheiro, e está perfeito (ok, tive que mudar a posição do receptor porque um chiado no áudio aparecia vez ou outra, mas agora está limpo).

Recomendo!

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com