Categorias
Celulares/Tablets Computadores Cotidiano TV/HT/Som Web

Propagandas de 97/99 vão te fazer sentir velho, mas orgulhoso da evolução

Quem nunca se deparou com posts de propagandas antigas, da época dos nossos pais ou avós? Acontece que se você, assim como eu, é da década de 80 (ou até 90), já está chegando na idade em que olhar para trás pode trazer saudade, susto e felicidade pela evolução que tivemos nesses anos.

Lembrei que em algumas revistas que tenho guardadas, datadas de 1997 a 1999, existem anúncios de celulares, televisores e outras coisas que na época eram novidades e hoje são ridiculamente ultrapassados. Resolvi fazer esse levantamento e achei coisas ainda mais interessantes do que imaginava!

 

Celulares

Celulares provavelmente são os produtos que mais evoluíram nesse tempo, afinal, eles ainda engatinhavam naquela época, com sorte fazendo ligações, trocando SMS e talvez um joguinho ou calculadora. Hoje são verdadeiros computadores de bolso.

Do tempo em que Ericsson não era Sony, as telas eram verdes, e armazenar 200 contatos era sensacional!

 

Os bons e velhos Nokia. Com 4 jogos, calculadora e modo pager. Modo pager? Isso é SMS!

 

Robô em Marte, mas muito antes da Curiosity. Esse Ericsson “mais legível” ainda envia e recebe fax (?)

 

“O maior fabricante de celular digital do mundo”. Bons tempos né Nokia?

 

Esse Gradiente devia ser tão bom que nem precisou de texto no anúncio

 

Carros

Propagandas de carros de alto nível não tem muita graça, eles ainda parecem extremamente bons hoje, mesmo que nem paguem mais IPVA. Já nos populares, a coisa é mais curiosa…

R$ 9.990 num carro zero? Calma, eles não eram mais baratos, a inflação fez o salário mínimo subir e o carro também.

 

Mais um carro parecendo barato demais. Quanto será que custava um Uno nessa época?!

 

Eletrônicos

TVs de tubo e videocassetes eram o ápice da tecnologia em tempos de LCD restrito a relógios de pulso.

Uau! 29 polegadas da mais perfeita imagem e som, aliás, esse é o destaque, um sistema Maxivision Sound Plus (faltou o “Advanced Master HD”)

 

TV in TV, também conhecido como PIP. Aliás, era uma função super útil. Dava, por exemplo, pra rodar os canais enquanto o programa que você estava vendo fica no comercial, no canto da tela. Hoje praticamente desapareceu. Ah, a TV tem 6 canais de áudio + woofer (!)

 

“6 cabeças (19 microns)” – Caramba, não sei o que é, mas devia ser bom! E grava stereo, com áudio SAP e dublado ao mesmo tempo, aí sim vi vantagem.

 

Oi iMac! A estratégia da Apple parece não ter mudado desde essa época, focando em simplicidade e beleza. Curioso é o que dizem sobre o preço: até 3 vezes mais barato que um PC. Será?

 

Web

O começo da Internet parecia confuso, difícil de acessar sem um CD de horas grátis e publicar as fotos da festa de ontem exigia criar seu próprio site! Bad times.

Sites para nos ajudar com as mulheres! Numa era pré-Google (nascido em set/98), dicas de sites assim eram realmente necessárias.

 

Falar com estranhos se tornou mesmo comum com a Internet (chat do ZAZ, UOL… quem nunca?). Mas sua mãe provavelmente não aprova isso.

 

Navegar, ciberonda, mergulhar e outros termos aquáticos por algum motivo pareciam fazer sentido.

 

Internet grátis por um mês! (limitado a 50 horas, segundo aquele asterisco). Mas bom mesmo era esperar até a meia noite pra pagar pulso único do telefone.

 

Parece maluquice, mas são duas décadas atrás, uma migalha de tempo pra tanta evolução. Veja como antes avanços assim demoravam séculos pra ocorrerem, e agora são contínuas, diárias.

Se sentiu velho lembrando que passou por tudo isso? Eu me sinto orgulhoso por termos melhorado tanto, e sabe-se lá pra onde ainda iremos.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com