Categorias
Programas

Podcasts – Aproveite o tempo indo para o trabalho, viajando ou lavando a louça para rir (e aprender)

Podcasts existem há vários anos e ainda são pouco conhecidos da grande maioria das pessoas. Isso porque é muito mais fácil ver um vídeo no Youtube ou uma foto no Instagram do que uma publicação em áudio que costuma ter 1h a 1h30. Mas é fácil sim, e vale muito a pena, eu queria ter conhecido isso antes e minhas viagens teriam sido bem mais divertidas!

Começando do começo: Podcast é um áudio, geralmente gravado por um grupo de pessoas de algum site (as vezes é uma pessoa sozinha falando, mas isso é mais comum nos EUA do que aqui), e cada um escolhe um tema, alguns são fixos, por exemplo, existem podcasts apenas sobre arquitetura, outros falam só de economia, e outros trazem temas completamente diferentes a cada episódio.

Você pode ir no site e ouvir lá mesmo, alguns possibilitam baixar o arquivo em mp3, ou, e essa é a opção mais legal, você pode “assinar o podcast” em um app no celular e aí sempre que sair um episódio novo o download é feito automaticamente.

Screenshot_20160225-143602No caso do iOS você pode fazer isso no próprio iTunes, no Android acho que o player padrão não faz isso. Existem muitos programas para podcasts, eu uso o Podcast Addict (que é gratuito e você vê nas imagens deste post) e ouço sempre falar muito bem do Pocket Casts (que custa R$ 7,99 neste momento), que deve ser melhor mesmo, ou as pessoas não pagariam por algo que teriam de graça (!), mas eu me dou bem com o Addict, é um bom começo antes de você gastar algo com isso antes de conhecer.

Dentro do programa você procura pelo nome do podcast que quiser assinar, no momento assino: Nerdcast, Grande Coisa, Pauta Livre News, Scicast, Tecnocast e Guia Prático. Os três primeiros são extremamente variados, falam filmes, jogos, cinema, ou coisas aleatórias como histórias de carnaval, dia dos namorados, causos de dietas, ou ainda sobre temas históricos muito legais para aprender como segunda guerra mundial, primavera árabe, estado islâmico, etc. Já os três últimos são respectivamente sobre ciência, tecnologia e tecnologia também.

Sinceramente o único que tenho ouvido todos os episódios, do mais recente para trás (e olha que já são mais de 500), é o Nerdcast, que é sempre muito bons, mesmo os temas mais sérios são sempre bem humorados e os episódios galhofa são para chorar de rir.

Screenshot_20160225-143627Geralmente há um episódio novo a cada semana ou quinzena, e o programa no celular baixa sozinho (apenas por Wi-fi, não se preocupe). No próprio programa você vê todos os detalhes de cada episódio, como quais pessoas participaram, o tema, links de coisas citadas no episódio, etc.

Minhas mais de 50 viagens Ribeirão Preto <=> São Paulo teriam sido muito mais divertidas e eu teria aprendido muita coisa bacana se conhecesse os Podcasts desde 2013, mas nunca é tarde, comecei em 2014 e agora, morando em São Paulo e gastando quase entre 1h30 e 2h por dia no trajeto casa/trabalho/casa, é o que tem feito esse tempo passar mais rápido, me ensinado muitas coisas e me deixado sem graça quando rio sozinho no meio da multidão por alguma coisa engraçada que ouvi.

Até nós aqui no 2Centavos fizemos um episódio piloto (e por enquanto foi só ele, poh galera, precisamos gravar mais!).

Muito melhor do que ouvir música, vai por mim!

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com