Categorias
Traquitanas

Pendrive Transcend JetFlash 760 USB 3.0 – Comparando exFAT e NTFS

usb2

Quando fiz testes de velocidade em um pen drive USB 3.0, vários questionaram o uso de formatação NTFS e não exFAT, e também a velocidade do HD do computador que poderia estar restringindo o processo. Bom, com um computador novo (cujo HD promete mais de 120MB/seg.) e em Windows 8 (caso possa ter alguma influência), fiz novos testes e os resultados foram interessantes.

Assim como no primeiro artigo, fiz testes de leitura e gravação com dois “pacotes de arquivos”: um único vídeo de 2.237Mb e outro com centenas de fotos totalizando 810Mb. Os testes foram feitos desta vez apenas com o pen drive Transcend JetFlash 760 USB 3.0.

 

Conectado a porta USB 3.0

Tanto formatação exFAT quanto NTFS mostraram os mesmos tempos de leitura: 30 segundos para o vídeo (74.5MB/seg.), 13 segundos para as fotos (62.3MB/seg.); e também foram iguais no tempo de gravação do arquivo de vídeo: 90 segundos (24.8MB/seg.). Porém o exFAT se mostrou muito mais lento para gravar as centenas de fotos, com 113 segundos (7.1MB/seg.) contra apenas 35 (23.1MB/seg.) se formatado em NTFS.

Veja que os tempos são todos melhores do que no teste anterior (alguns poucos segundos mais rápido na gravação, e considerável 1/3 melhor na leitura), então talvez o HD antigo estivesse mesmo restringindo o pen drive.

 

Conectado a porta USB 2.0

Dos 4 testes, dois empates e duas diferenças. Os empates ficam no tempo de leitura de fotos: 26 segundos para ambas as formatações (31.1MB/seg.), e no tempo de gravação do vídeo: 99 segundos (22.6MB/seg.). Já as diferenças aconteceram no tempo de leitura do vídeo: 110 segundos em exFAT (20.3MB/seg.) contra 69 em NTFS (32.4MB/seg.); e na gravação das fotos: 200 segundos em exFAT (4MB/seg.), contra 39 em NTFS (20.7MB/seg.)

Desta vez as diferenças entre o teste atual e o anterior foram estatisticamente insignificantes.

 

Conclusão

Realmente seu computador (especialmente o HD) pode mesmo afetar o desempenho do pendrive. Sobre a formatação, NTFS wins! Além de ter se mostrado mais rápido (em alguns casos muito mais), também tem a vantagem de ser compatível com Windows XP, coisa que no exFAT só acontece com atualizações que nem sempre estão instaladas.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com