Quem somos | Envie dicas | Contato

Por menos de 20 reais/mês, ter acesso a tantos filmes e séries, de todos os gêneros, com dublagem ou legendado, em alta definição, som 5.1… é fantástico. Ok, falta bastante conteúdo, principalmente no Brasil onde as parcerias com as produtoras são mais complicadas, mas ainda assim, é ótimo.

Agora, se conteúdo e multiplataformidade são elogiáveis, afinal, é possível assistir em SmartTVs, consoles, smartphones, computadores, chromecast/AppleTV, etc., o que falta são recursos de uso. Que tal algumas ideias?

 

Algoritmos

O Netflix é conhecido por seus algoritmos, especialmente os de sugestão. Se você assistir Friends, ele vai recomendar How I Met Your Mother, The Office e similares. Se em seguida você assistir um filme com a Jennifer Aniston, é provável que ele identifique a recorrência da atriz e sugira outros filmes com ela.

Netflix, você manda bem nisso, mas eu queria poder buscar e filtrar por conta própria também. Escolher gêneros / atores / ano de lançamento / prêmios recebidos pela obra, um ou mais desses itens, para então analisar os resultados. Existem/existiam sites especializados nisso, e é uma vergonha ter que depender de terceiros usando a API que vocês desativaram para poder fazer algo que devia ser nativo e disponível em qualquer dos dispositivos onde eu posso ver o conteúdo. Apenas coisas do tipo “Como você viu xyz…” ou “Os mais vistos da categoria tal”, não são suficientes.

 

Maratonas

Outro resultado dos algoritmos do Netflix é a identificação de que as pessoas gostam de ver maratonas, ou seja, escolher um seriado e assistir vários episódios seguidos, as vezes uma temporada inteira, até mais de uma. Esse foi um dos motivos que levou a empresa a soltar sempre a temporada completa, e não episódio por episódio, de séries que ela própria produz, como House of Cards. Mas será que fazemos isso por que realmente gostamos?

Talvez também seja por outro motivo: Ou eu vejo a mesma coisa seguidamente, ou eu tenho que voltar praquela lista atrapalhada de conteúdo para procurar outra coisa, e fazer isso a cada 20 ou 40 minutos (tempo médio de um episódio de série), é um saco. Então, eu largo lá, rolando, tooooda a temporada. E isso me leva a outro recurso faltante no Netflix: canais.

 

Canais

Pois é, a gente “sai da TV, mas a TV não sai da gente”. Existe um motivo pros canais de TV terem programas diferentes em sequência, sabia? Um deles é não se tornar cansativo e eu adoraria ver isso no Netflix. Que tal um canal de sitcoms, outro de stand-up, outro de sci-fi, e daí em diante. Façam um mix dos seriados nessas categorias, assim eu não enjôo de ver as mesmas caras por horas. E se eu não gostar de algum dos seriados alí incluídos, me deixe marcar para ele não entrar mais no meu canal. Ah, talvez possa incluir até filmes no meio, ou canais só de filmes (mas me deixe escolher se quero isso, ok?).

Canais prontos e canais criáveis. Quero ter a opção preguiçosa de colocar no canal “documentários”, ou poder criar meu próprio incluindo apenas documentários da BBC e da National Geographic. E mais, me dê a opção de enfileirar não apenas grandes temas ou listas baseadas em resultados de buscas por palavras chave, mas também enfileirar vídeos pontuais – até o YouTube permite fazer Playlists, e olha que ele nem é exatamente feito pra ser visto por horas como o Netflix.

 

Enfim, o catálogo pode ter centenas de milhares de vídeos legais, o Netflix pode ser um monstro em número de assinantes e de dados trafegados pela Internet, e de tão grandes passaram a criar os próprios conteúdos (coisas como Marco Polo, que é fantástico), mas parecem se esquecer do mais importante, a forma como mineiramos o que queremos no meio dessa imensidão de opções e trabalhar em formas mais confortáveis de vê-las ao longo de horas preguiçosas no sofá. AJUDA AÊ!

facebook-profile-picture

Administrador, desenvolvedor, gamer, tecnófilo, viajante, otimista nato, calmo por natureza. Criador do eco4planet, já escreveu para o Gizmodo e Papo de Homem e participou do podcast Guia Prático, do Manual do Usuário.
Veja outros artigos por