Categorias
Traquitanas

Mais dispositivos HDMI do que portas na TV? Testamos um switcher

As TVs estão com a mania de chegar com apenas duas ou até uma única entrada HDMI e isso nem sempre é suficiente. Tenha um vídeo-game, um player de BluRay e um receiver de TV por assinatura com saída digital e pronto, já não há onde ligar todo mundo.

Mas, como tudo que envolve as interconexões de dispositivos, sempre há solução – neste caso são os switchers de HDMI (pequenos aparelhos em que vários HDMI entram e apenas um sai). Como precisei, pesquisei bastante e dei sorte na escolha – por apenas USD 9.75 (frete grátis) recebi o aparelho na versão 5 para 1 (a versão 3 para 1 sai USD 7.80).

É menor do que eu esperava, o que é ótimo, fica bem fácil de esconder atrás do rack, e não tem segredo: ligue os aparelhos nele e dele na TV, pronto, tudo funciona. Você pode usar o controle remoto (veja na foto que o receptor de IR tem um cabo, então a bagunça fica escondida e só a ponta do receptor precisa ficar visível), ou use o “método inteligente”: na ordem numérica das entradas ele passa para o próximo que for ligado, desligou, volta pro anterior.

Não há perda de sinal, é apenas uma ponte, sem conversão, e na prática chega a ficar mais fácil do que se a TV tivesse várias entradas já que você não precisa ficar alternando entre elas, o próprio switcher manda automaticamente o sinal do aparelho que estiver ligado enquanto a TV fica sempre na “Entrada 1”, por exemplo.

Também não há necessidade de ligar na tomada, embora haja uma entrada de fonte pra isso caso o aparelho HDMI que você for ligar nele seja alguma bizarrice qualquer fora do padrão. Não foi o caso aqui.

Recomendado.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com