Categorias
Console/PC

Limbo: Tensão monocromática e cativante [PC, Mac, Linux, XBOX 360 e PS3]

Lançado há 10 meses mas só agora tive a oportunidade de jogar MESMO. Reação clássica ao abrir Limbo pela primeira vez: cadê cutscenes? tela de introdução? clique para jogar?

Simplesmente aparece lá o moleque-sombra com olhos brancos brilhantes (o jogo é todo P&B) e sua reação criada com anos de jogatina é apertar a seta para a direita. Sim, você fez certo, o jogo começa, mas nada é explicado. Depois de muito esforço você descobrir que precisa apertar Ctrl para manipular objetos (ops, spoiler?) e é tudo. Não há outros controles. No máximo o ESC que exibe o menu.

O jogo é cheio de quebra cabeças, o nível de dificuldade é bem alto e você vai morrer várias vezes. Decapitado. Estripado. Esmagado. Mas tudo na sombra – não tem sangue, mas dá pra ver tripas penduradas, e você volta em algum ponto anterior a morte. Uma coisa comum é cometer o mesmo erro algumas vezes para descobrir o que deve ser feito e enfim passar pelo puzzle.

O clima é tenso e lendo na Internet soube que exitem vários finais. Eu vi um deles quando zerei, não sei quais são os outros e nem procurei – preciso criar coragem para começar o jogo do zero e cometer menos erros, morrer menos para quem sabe ver outro final.

É um jogo “arte”, não tem ação forte, não tem multiplayer, não tem DLC, não tem {bla bla blá…}, e não faz falta. O preço normal no Steam é USD 9,99, as vezes entra em promoção, mas o Humble Bundle com certeza é a melhor opção! Não conhece? Entre no site e compre o pacote com outros 7 jogos pagando quanto quiser desde que batendo com a média (se for abaixo você só leva 4 jogos). O pacote atual incluindo Limbo acaba em 14/06 às 20h (horário de Brasília).

O jogo é difícil, complicado, e MUITO BOM! Recomendo fortemente, especialmente se você gosta de quebrar a cabeça e de climas tensos.

Por Thales Francisco

Biólogo, Geek e Pai de duas criaturinhas lindas. Viciado em tecnologia. Professor por amor a profissão. Estudante de Ciência da Computação (Porque nunca é tarde pra começar uma nova carreira.)