Categorias
Console/PC Games

Escolhas, personagens e histórias: Life Is Strange

Acabo de terminar o quinto e último episódio da primeira temporada de Life Is Strange não posso perder tempo, tenho que escrever sobre o jogo da Dontnod/Square Enix AGORA!

Numa aura de episódio de Arquivo-X, com as devidas referências a Twin Peaks, você comanda Maxine “Max” Caulfield, que volta para sua cidade natal, Arcadia Bay, para fazer universidade. Num determinado momento, após um estranho pesadelo durante uma aula de fotografia, a garota percebe que tem o poder de dobrar o espaço-tempo.

(Cuidado, spoilers!)

maxresdefault-2

Entre idas e vindas no tempo, chegando até a criar realidades alternativas inteiras, você passa por uma semana infernal para mudar o destino de sua melhor amiga, Chloe, além de resolver um caso de desaparecimento que perturba a cidade. Ah, claro, sem poder esquecer que seu poder gera um grande cataclisma que pode (ou não) destruir a cidade.

Escolhas: o jogo muda completamente de acordo com cada uma que você faz. Personagens morrem; se matam; ficam mais próximos de Max, tudo moldado de acordo com as escolhas de cada jogador. Tanto apelo emotivo, envolvido com temas delicados, como bullying, vídeos íntimos e suicídio, fez com que a produtora fizesse uma página oficial dedicada a conversar com os jogadores que estão num momento ruim (ok, não é a produtora que vai falar contigo, mas eles dão diversos números de centrais pelo mundo – nenhuma em Português porque nós somos inabaláveis, claro!).

A jogabilidade simples, em terceira pessoa, e os gráficos “feios” para a geração mais nova de consoles, podem afastar jogadores mais HARDCORE. Mas, cara, a história, sério, é muito boa. Sério mesmo. De verdade.

maxresdefault-3

É comum a comparação com Mass Effect, por conta as escolhas e consequências que fazem cada jogo ser um jogo. No fim de cada episódio, podemos ver a porcentagem de escolhas que os jogadores do mundo fazem. Mas as comparações começam e acabam aí.

São duas horas por episódio, mais ou menos, por uns R$ 30,00. O JOGAÇO está disponível para Xbox 360, Xbox One, Steam (Windows), Playstation 3 e 4. Jogue, sente em todas as cadeiras do jogo, para curtir a ótima trilha sonora e lembre-se de tirar diversas fotos. [Life Is Strange]

 

Vale a nota: o jogo dá destaque a duas garotas e fala muitas vezes sobre o feminismo. Porém, na cabeça de desenvolvimento dele – como na maioria de escritórios de games do mundo, não há mulheres envolvidas. Não estraga o jogo, lógico, mas tira um pouco de sua sinceridade.

Por J. P. Neto

Nasceu quando Let It Be completava a maioridade e desde então vive de pizza, música, filmes, joguinhos, séries e quadrinhos. Não vê a hora da criação da vigésima quinta hora.