Categorias
Comidas Off

Kiviaq

Você aí, que diz que adora carne e come de tudo. Quero ver provar um pedacinho de Kiviaq.

Este… PRATO, digamos assim, deve ser o mais NOJENTO e HORRENDO da face da Terra do Universo. E olhe que eu sou completamente contra a críticas a comidas diferentes ou típicas.

Kiviaq nada mais é do que um corpo de foca totalmente esvaziado, de forma que fique oco (apenas pele e uma camada de gordura). Recheie este cadáver com vários pássaros marinhos (Chaaradriformes são os mais comuns) inteiros, crus, com penas e tudo o mais.

Costure a foca, sele a costura com gordura e enfie debaixo duma pedra ou enterre por cerca de 3-18 meses – você que manda. Aí é só abrir e… comer os pássaros fermentados.

Esta iguaria, proveniente da Groenlândia, era/é a única forma de se obter carne quando o clima apertava no inverno, por causa da escuridão, do gelo frágil e perigoso. E parece que a gordura da foca preserva bem as caracterísicas da carne das aves, deixando-a macia – inclusive os ossos. Era uma das únicas formas de preservação de comida – e sobrevivência naquela região durante o inverno rigoroso. E é considerado uma iguaria.

Era isso. Pode ir lá vomitar agora.

Por Sérgio "Sobrenada"

Sr. Sobrenada, sobretudo, é publicitário, marqueteiro e tricolor, sim senhor.
Crítico, cético, ácido. Imoral, ilegal e engorda.