Categorias
Filmes

Homem Formiga: Ação e humor bem equilibrados

Consegui um vale night na estréia do filme e não imaginava que seria tão divertido. Como esperado e anunciado, era mais um filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU daqui em diante), então fui ao cinema esperando mais ação no estilo Vingadores, Homem de Ferro ou Capitão América, mas tinha um pé atrás devido a seu ator principal… Paul Rudd.

Paul Rudd pra mim, que sou fã de Friends, será sempre o Mike, o marido da Phoebe Buffay, e é um ator de humor, não de ação. Então não sabia muito o que esperar dele neste filme, mas para minha surpresa este é exatamente o tom do filme: é um filme surpreendentemente engraçado, divertido, e aparentemente despretensioso.

No elenco temos ainda Michael Douglas e Evangeline Lilly, personagens fortes e importantes na trama, visto que fazem Hank Pym (o homem-formiga original) e sua filha, respectivamente.

Não sou leitor de quadrinhos, mas adoro ler sobre as histórias e conhecer o que rola por lá. Conheci a história do Guerra Civil jogando-a num Playstation 2, mas da história do Homem Formiga sabia bem pouco, na realidade só da história que o Hank Pym bateu na mulher – é deprimente, mas parece que ele é mais famoso por esse fato do que por ter criado Ultron, que no MCU teve sua criação transferida para o Homem de Ferro.

O filme começa em 1989 com o Hank Pym se aposentando e rapidamente pula pra 2015 e conta a história bem humorada do Scott Lang, que acaba de ser libertado da prisão após cumprir sua pena, e sua tentativa de viver uma vida normal deixando os crimes para trás, o que gera muitas cenas hilárias, especialmente com seus amigos que convivem fora da cadeia.

A ação caminha lado a lado com humor o que torna o filme mais leve, as cenas de combate miniaturizado, a interação com as formigas, as diferentes espécies de formigas, e a cena do Thomas…
thomas
… foi especialmente divertida, já que se trata de um combate miniaturizado em meio a brinquedos. Foi bem inusitado e o trailer não entrega as melhores partes desse trecho!

O filme faz referência a boa parte do MCU, inclusive se encaixando na linha do tempo logo após o filme Vingadores: A Era de Ultron, e se você for atento aos detalhes tem referência ao Homem Aranha em uma cena, é só prestar atenção aos diálogos! (ALELUIA! enfim o Cabeça de Teia no MCU!)

Ah! E se você não acompanha o MCU, não tem problema, é um filme que funciona lindamente isolado, dá pra levar as crianças pra ver sem compromisso com os demais longas da linha. Recomendo!

PS. Tem duas cenas pós créditos, a segunda é melhor que a primeira!

Por Thales Francisco

Biólogo, Geek e Pai de duas criaturinhas lindas. Viciado em tecnologia. Professor por amor a profissão. Estudante de Ciência da Computação (Porque nunca é tarde pra começar uma nova carreira.)