Categorias
Tecnologia

Google X: Invenções malucas não dependem mais de pais ricos

ddb5b52cb73bcef77df1c29502e49560

Os grandes pensadores e inventores dos séculos passados eram, basicamente, riquinhos com tempo e recursos de sobra. Hoje, na lógica do mercado, só se produz aquilo que puder ser vendido em um prazo mais curto, é preciso de caixa, de giro, remunerar acionistas…

Então é incrível ver uma empresa com recursos absurdos como o Google podendo criar maluquices como a desses caras do passado. “Tomem aí gênios, tempo e dinheiro pra pensarem em coisas que podem dar certo daqui 10 anos, ou mais, ou nunca, mas tentem”.

É isso o que o laboratório “secreto” Google X faz – o lugar de onde saiu o carro autônomo da empresa, e de onde podem sair elevadores espaciais, levitação, teletransporte, turbinas voadoras flutuantes que geram energia e enviam para o solo, internet para todo mundo fornecida por balões de grande altitude…

Claro que estão criando produtos únicos, provavelmente sem concorrentes e que dando certo renderão quinquilhões de dólares, então há uma lógica comercial nisso, mas há riscos tão grandes que me diga, que outra empresa tenta algo assim?

Se não estivesse no espírito da empresa (leia-se especialmente no espírito de seus criadores) a vontade de fazer coisas diferentes, que realmente mudem o mundo, assumindo riscos bem maiores e de prazos muito mais elásticos do que se espera de uma empresa normal, nunca fariam algo nesses moldes.

Go on Google, nós temos um pouco de medo de como você domina o mundo, mas te admiramos de verdade.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com