Categorias
Cotidiano Off

Geloucos da Coca-Cola, coleções e saudosismo

Arrumando o armário no último final de semana me deparei com uma sacola plástica surrada e enrolada no cantinho. Já nem lembrava o que era, e o que encontrei foram os simpáticos objetos que você vê nas fotos acima e abaixo.

Para quem não se lembra (já se vão 14 anos) são os Geloucos da Coca-Cola, cards e bolas de gude de jogadores da Copa. Como nunca fui de fazer coleções, acho que fora essa só tenho um porta-Tazzos cheio em algum lugar.

O curioso foi que isso me lembrou os infindáveis posts do tipo “se você lembra disso, você é incrível!” no 9gag. Alguns retrucam dizendo que lembrar de brinquedos, jogos ou programas de TV dos anos 80 ou 90 não te fazem mais interessante do que as outras pessoas. Será?

Concordo que possa ser puro saudosismo, que ninguém é melhor por saber a origem da frase “Já chegou o disco voador!“, mas espere aí… nós passamos a vida buscando nos encontrar, nos fazer sentir parte de grupos, ser aceitos, e uma das melhores formas para conseguir isso é tendo raízes similares. Fora do país, basta ter mesma nacionalidade; no mesmo país, ascendentes de mesma origem ou ter se mudado vindo da mesma cidade, ter estudado na mesma universidade, ter jogado os mesmos jogos, ter vivenciado experiências iguais quando criança.

Se tem algo que não sou é saudosista. Gosto do meu passado, mas amo meu presente e preparo o melhor para o futuro. Só que devo dizer: quem nunca deu risada ao falar algo da infância para alguém que acabou de conhecer, e ela completar por que sabe o que é, que atire o primeiro VHS.

De volta à coleção cocacoliana, mais fotos abaixo. E fale sobre suas coleções e saudades da infância nos comentários.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com