Categorias
Celulares/Tablets

Escolhendo um celular-básico-não-lixo

Celulares de dois ou mais chips tem se tornado comuns, e de algum tempo pra cá apareceram até modelos com Android e hardware aceitável. Nada que substitua um bom smartphone.

Se quiser aproveitar os preços de várias operadoras precisará de um segundo celular, simplão, o mais simples possível, mas nada de xing-ling, aqui é 2Centavos, não aceitamos porcaria. Vamos as dicas.

Suicidamente joguei “celular” no Buscapé e ordenei por preço. Foram horas eliminando marcas desconhecidas ou mesmo modelos sem marca alguma, aparelhos que só estavam disponíveis em lojas sem renome e daí por diante.

Sobraram 8 valiosos guerreiros:

Celulares vermelhos foram eliminados (aliás, por que fazem tantos com essa cor?). Flip também saiu da lista pois exige duas mãos livres pra atender (a menos que você abra na perna como um esqueiro Zipo) ok, dá pra abrir com uma mão, mas não gosto do formato, pronto.

Então, dentre os que restaram, por marca, design e características adicionais, optei pelo Nokia X1-01:

Afinal, é Nokia, é dual chip (não útil pra mim no momento, mas ok), tem entrada para cartão de memória, lanterna, bateria de longa duração, design bacana, alto falante forte (especialmente útil para funkeiros de metrô… melhor esquecer isso) e é bastante leve.

O aparelho cumpre o que promete, é simples mas funcional, rápido, tem som forte mesmo no tal alto falante traseiro (já mandei esquecer isso!), a lanterna é útil e é bonitinho (não dá pra chamar de lindo, mas dentre as opções listadas, acho que nenhum seria). O sistema tem cores personalizáveis pra você poder chamá-lo de seu – eu usei azul e cinza, mas você pode escolher rosa com laranja, vai saber.

As funções esperadas para um dumbphone estão lá: alarme, calendário, calculadora, conversor de unidades, planilha (controle financeiro doméstico, ridiculamente básico), cronômetro e contador regressivo (pra não esquecer de tirar o frango do forno).

Com um player de música simples e entrada para cartão de memória, você pode cogitar jogar suas músicas no Nokia X1-01 e tirar essa função do smartphone  que provavelmente já sofre para aguentar o dia todo longe da tomada.

Mas… nem tudo são flores. O aparelho veio com o bloco de botões funcionais (que fica logo abaixo da tela), levemente erguido na parte esquerda (foto abaixo). Isso fazia com que o botão de ação esquerdo não respondesse – tentar apertá-lo só fazia a função do botão verde. Já achando que teria que trocar e #chatiado com o desgaste que isso geraria, fiz um pouco mais de pressão e o bloco se encaixou, funcionando corretamente. Ainda faz um “nhéc” meio estranho quando apertado (ao invés de um simples “click”), mas funciona, vai ficar assim mesmo.

Outro ponto a considerar foi um desligamento inesperado quando estava entrando no menu para responder um SMS. Ele não reiniciou, simplesmente desligou. Aconteceu apenas uma vez 10 dias, não sei explicar (é só um dumbphone monotarefa!), mas espero que não se repita.

Edit dois meses depois: Reinicializações aconteceram algumas outras poucas vezes, especialmente quando recebo SMS, desbloqueio o celular e começo a ler/responder. E o áudio recebido não é muito alto, as vezes fica difícil entender a outra pessoa.

Edit vários meses depois: O celular realmente tem problemas com SMS. Por várias vezes, quando era pra eu receber um novo SMS de alguém, o celular mostra um SMS que eu já tinha recebido daquela pessoa, como se fosse novo (e o novo mesmo, não aparece). Tenho que dar um “apagar todas as mensagens” e pedir pra pessoa mandar de novo. Estou desistindo do aparelho e passo a não recomendar pra quem usa SMS com certa frequência.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com