Categorias
Bebidas Onde|como

Coruja, Cerveja Viva [St. Patrick’s Day Tip]

Coruja Viva é raridade em qualquer outro lugar que não seja o Rio Grande do Sul, por causa das condições delicadas de refrigeração que demanda. E mesmo quando encontrada em outros estados, deve ser degustada em bares de boa procedência, que asseguraram o transporte adequado. Lá no sul, é comercializada pela Cervejaria Coruja, e pode ser degustada na pressão no bar A Toca.

Isso porque não é pasteurizada e nem filtrada, e com caráter totalmente artesanal.

A aparência, em decorrência da (ausência de) filtragem, é um pouco turva, de um dourado intenso para uma Pilsen. Carbonatação me pareceu alta, com espuma branca de curta duração. A garrafa é peculiar, lembrando os antigos frascões de remédio das boticas, e as informações são impressas direto no vidro, dispensando o rótulo de papel.

O sabor é extremamente maltado, lembrando pão, milho e outros cereais. É bem leve e seca no final, onde o lúpulo aparece um pouco (só um pouco). Aroma de milho e banana.

Drinkability excelente, perfeita pros dias de calor – curiosamente, coisa rara em Canela, cidade onde provei esta belezura.

 

Este post faz parte de uma série de dicas para o Dia de São Patrício/Saint Patrick’s Daysanto Irlandês que explicava a santíssima trindade com um trevo de 3 folhas, por isso comemora-se com roupas verdes. Em 17 de Março a festa inclui muita cerveja e whisky.

Por Sérgio "Sobrenada"

Sr. Sobrenada, sobretudo, é publicitário, marqueteiro e tricolor, sim senhor.
Crítico, cético, ácido. Imoral, ilegal e engorda.