Categorias
Celulares/Tablets Programas

Controlar seu computador com o celular é fácil e útil [Android/WinPhone]

Há alguns anos meu primeiro celular de toque (resistivo, mas de toque), um Nokia 5800, já tinha aplicativo (em Java!) para controlar o computador por bluetooth, movendo mouse, enviando digitação e diversos comandos. Um dos maiores usos foi em apresentações de PowerPoint na faculdade – usar o celular para avançar/voltar slides era bem prático.

Claro que o Android também teria algo assim então resolvi procurar. Achei muita porcaria, mas o que eu queria estava lá (e, para quem interessar, o programa também está disponível para Windows Phone).

Antes é bom entender que existem três tipos de aplicativos de controle de computador através do celular:

  • Os que exibem a tela do computador no celular, geralmente usados para controlar realmente à distância, por exemplo, acessando seu computador de casa quando você está na rua.
  • Os que possuem atalhos/comandos pré-programados para uma série de programas, também controlam mouse e enviam digitação, mas não exibem a tela do computador no celular. Servem para as tais apresentações de PowerPoint, deixar o computador tocando música na sala e trocar de faixa lá da cozinha, controlar a reprodução de vídeo do notebook que você ligou na TV da sala para assistir um filme, por aí vai.
  • E existem programas especializados em apresentações de PowerPoint, que incluem recursos mais avançados como a exibição da miniatura dos slides na tela do celular.

Um programa só para PowerPoint é demais, a menos que você viva disso. Eu queria mesmo algo do segundo tipo, apesar de que provavelmente vou instalar um do primeiro também (dica: TeamViewer e GPP parecem ser os melhores)

Várias leituras de analises, opiniões e vídeos depois, temos um vencedor Unified Remote. Ele realmente é ótimo, muito rápido, fácil de usar e bem bonito. No Android vem em dois sabores, grátis e “completo” e no Windows Phone só pagando (mas tem aquele esquema de testar).

Se tiver dúvidas experimente o grátis primeiro. Eu parti direto pro completo porque ele traz comandos pré-definidos para uma variedade maior de programas, incluindo o PowerPoint que eu precisava. Paguei os ~R$ 7,90, não é tão pouco mas achei justo.

 

Como funciona

Instalado o app no celular, você deve instalar também um programa no computador – é bem pequeno, menos de 1.5Mb. Agora, estando computador e celular conectados numa mesma rede wireless (a da sua casa, por exemplo), é só abrir ambos e, no celular, entrando em “Servers”, clicar no nome do seu computador que deve aparecer automaticamente. Pronto.

Agora, ainda no aplicativo do celular, volte para a tela inicial e entre em “Remotes”. Uma série de “pacotes de comandos”, para diversos programas ou funções de sistema estará lá. O primeiro é bem bacana para ver como a coisa funciona de forma realmente rápida e suave: “Basic input” para controlar mouse e teclado. Nele a tela de toque do celular se transforma num verdadeiro touchpad de notebook com praticamente zero delay.

Os outros programas listados tem comandos personalizados, e são dezenas, mas, apenas para exemplificar: o Chrome traz botões para abrir/fechar aba, avançar/recuar, controlar zoom, subir/descer página, etc.; no PowerPoint você pode iniciar/encerrar apresentação, avançar/recuar slides, ler as anotações em texto do slide atual, etc.; em File Manager se navega pelos arquivos do computador como no Windows Explorer; no Media Player Classic há controles de volume, play/pause/stop, próximo/anterior, tela cheia, e assim vai.

A distância entre computador e celular não importa desde que ambos ainda estejam com sinal do wireless, o que pode significar uns 100 metros.

 

E por Bluetooth?

Ok, por wireless tudo funciona perfeitamente, mas e se eu estiver na rua, sem uma rede para conectar tanto celular quanto computador? Neste caso você pode usar o bluetooth, é claro, se seu computador tiver esse recurso – se não tiver coloque por R$ 20.

Tudo funciona da mesma forma, e nos comandos de programas é igualmente instantâneo. Mas o bluetooth mostra que não é tão rápido assim quando você usar o “basic input” para controlar o mouse: o ponteiro dá pequenos pulos, lag mesmo, mas nada grave, dá pra usar.

Consegui alcançar uma distância de 17 metros entre computador e celular (com uma parede no meio) – é menos que o wireless, mas pode ser bem suficiente.

 

Posso conectar diretamente celular e computador por wireless?

Pode, mas quando você não tem uma rede local sem fios, fazer essa ligação direta entre computador e celular, ao menos no Windows, implica em cria uma “rede ad-hoc”, mas o Android não a aceita.

Felizmente já explicamos como montar uma rede não ad-hoc no Windows, assim você consegue conectar o Android a uma rede wireless criada pelo computador e o Unified Remote funcionará perfeitamente. A velocidade dos comandos será a mesma de uma conexão sem fio com roteador intermediando, mas a distância não parece maior do que a conseguida por bluetooth (menos de 20 metros).

Se você conhece/prefere outro programa, compartilhe nos comentários!

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com