Quem somos | Envie dicas | Contato

Google-Releasing-10-New-Chromecast-Apps-for-the-Holidays

O Chromecast foi lançado com toda pompa lá em julho de 2013 pelo Google. Se você não sabe do que se trata vai um resuminho: é um “adaptador” que faz sua TV comum (“dumbTV”) virar uma SmartTV. Chegou aqui no Brasil devagarzinho, muitas polêmicas, recursos capados, recursos devolvidos, preço alto (nosso querido custo BR, visto que lá fora custa 35 dólares e aqui hoje custa 249 reais nas lojas brasileiras – 199 na época do lançamento, depois subiu de preço).

Acabei comprando na Black Friday por 182 reais, não é o menor preço que já esteve, mas aproveitei.

Comprei já imaginando que seria algo útil, mas limitado, mas a necessidade era justamente para o que ele se propunha então foi bem interessante: queria uma forma fácil de tocar videos do YouTube na TV (você pode enfileirar diversos vídeos, uma playlist, pra fazer até uma festa e tal) e deixar meus filhos distraídos com a Netflix, e justamente isso funciona perfeitamente! Inclusive posso sair de casa que o aparelho continua tocando independentemente de meu celular estar presente ou não na WiFi e, aliás, qualquer outro celular na WiFi pode adicionar videos na fila do YouTube.

Ligado numa porta HDMI da TV e numa USB para energizar (caso sua HDMI não faça esse trabalho), a configuração a ser feita é bem simples. No celular demanda a instalação do aplicativo próprio (que também permite espelhamento de tela) e no computador instale a extensão do Chrome para comunicação inicial e configuração da rede WiFi.

Sobre o espelhamento da aba do Chrome, recurso que eu já não via muita utilidade, testei, chatinho com lag, sem muita utilidade, mas qualquer video do YouTube, Vimeo, Twitch e outros podem ser enviados para o Chromecast direto da janela do navegador e funcionam bem! Nem esperava isso mas é interessante.

Com uma semana de comprado surgiu o update que permite parear a tela do meu Moto X 2013 com a TV, outro recurso que adoraria que tivesse e veio mais rápido do que esperava. É ótimo para mostrar fotos do celular na TV – o Google Fotos já fazia isso mas não tinha como fazer streaming das fotos do celular. Há um pequeno lag para o streaming, não dá pra jogar, mas para demonstrar coisas é ótimo! Testei também com o Galaxy Note 2 de minha esposa e funcionou bem.

Outra coisa divertida que dá pra fazer com o Chromecast é seleção de vídeos do Youtube. Sabe aquela festinha em sua casa que você bota um DVD musical e esquece lá? Com o Chromecast cada convidado plugado na sua WiFi pode adicionar um video do YouTube na fila do Chromecast e ele vai tocando automaticamente, é coisa mágica de se fazer. Dá pra ativar um modo convidado com senha na tela sem usar a WiFi de sua casa também!

Além de Netflix e YouTube dá pra ouvir podcasts com o BeyondPod e vários outros aplicativos que mandam pro Chromecast – você encontra vários aqui.

É um aparelho com grande potencial e bastante limitações, mas para o que eu queria ele me deixou mais do que satisfeito! Recomendo fortemente pra quem precisa deixar crianças distraídas, ou quer aproveitar a Netflix na TV sem precisar ligar o PC nela, comprar uma SmartTV com seus menus lentos e pouco intuitivos, ou ter um console – com o bônus de usar o celular como controle remoto.

Abaixo algumas telas (não liguem pra bagunça da criançada!)

2014-12-09 16.53.12

Configurando o brinquedo… em qualquer tela

 

2014-12-09 18.56.51

Tela do youtube varia quando todos os vídeos acabam.

 

2014-12-09 18.40.53

BeyondPod tocando #SciCast Podcast – Science Work Bitches!

 

facebook-profile-picture

Biólogo, Geek e Pai de duas criaturinhas lindas. Viciado em tecnologia. Professor por amor a profissão. Estudante de Ciência da Computação (Porque nunca é tarde pra começar uma nova carreira.)
Veja outros artigos por
[Rapidinha] Jogo da Cobrinha + RPG = Nimble Quest
Netflix, te amamos, mas por que você não tem esses recursos?