Categorias
Programas

Chega de dar 20 sonecas ou desligar o alarme do celular e não levantar

Existem pessoas noturnas que adorariam ficar acordadas até de madrugada e dormir até o meio dia, mas a sociedade não aceita isso muito bem, não entendo por que, e nos obriga a entrar no trabalho as 8h e sair as 18h, por isso todo dia é aquele tormento matutino de celular tocando, soneca, soneca, 20x soneca, ok, acorda, tá atrasadaço, corre!

Bom, comigo sempre foi assim, mas eu resolvi procurar e achei uma solução (e grátis).

Vou supor que seu alarme seja no celular, afinal, só na busca por “acordar” do Google é que você encontra pessoas com despertadores como na foto acima. Sendo assim, é muito fácil já que celulares tem vários sensores e conexões, é só a gente aproveitar isso pra te obrigar a sair da cama e conseguir fazer o maldito parar de apitar.

No meu caso usei o NFC, mas vou dar outros exemplos depois. Caso você não conheça, o NFC é uma tecnologia pouco usada mas presente em muitos celulares (veja nas configurações => conectividade do seu celular), e funciona assim: você encosta o celular em uma “tag NFC” (que geralmente é um adesivo com um circuito fininho), ele reconhece qual tag é e, se tiver sido configurado para fazer alguma ação, fará.

Ok, você não tem uma tag NFC, nem eu, mas se você tem um cartão do metrô de São Paulo, pronto, ele tem uma dentro. Instale este app, configure a tag nele e pronto, quando o celular despertar, você precisará ir buscar seu cartão e encostar atrás do celular (deixe-o em outro cômodo da casa para você ter que andar). Eu configurei um limite de 3 sonecas com 5 minutos cada, é uma forma de eu “ir acordando”, mas faça como achar melhor.

Não tem um Bilhete Único? Compre uma tag NFC, é baratinho.

Tem outros métodos. Este app por exemplo permite configurar a leitura de um código de barras específico para encerrar o alarme, então você pode registrar a caixa de cereais e se obrigar a ir até a cozinha para fazer a leitura e parar a barulheira.

Existem apps de alarme que param quando você fotografa algo de determinada cor, ou quando repetir uma frase específica que aparece na tela, ou quando resolver uma equação, reconhecer formas geométricas, enfim, várias tentativas de acordar seu cérebro. Eu me conheço, ou acordo meu corpo levantando da cama, ou resolveria o puzzle e voltaria a dormir e parece que finalmente resolvi o problema.

Por Juan Lourenço

Tech, UI/UX, agile, code, game, movie, travel. Criador do ChatDireto.com e eco4planet.com