Categorias
Games Mobile

Battleheart [iOS]

Parece mais um desses joguinhos medievais, semi-RPG, do tipo hack’n slash. Mas não subestime o jogo por causa dos gráficos cartoon e jogabilidade básica. Battleheart é sensacional.

Você controla até 4 personagens ao mesmo tempo, estraçalhando monstros e recolhendo grana pra fazer upgrade de armas e equipamentos. Pra ficar mais forte e estraçalhar ainda mais monstros. Pra ganhar ainda mais grana. E por aí vai, simples assim.

Mas alguns fatores fazem de Battleheart um simples, porém GRANDE  jogo.
Em primeiro lugar: é um RPG despretensioso. Não tem muita putice e firula: uma brevíssima introdução e você já está no campo mutilando orcs e morcegos.

A jogabilidade é outra coisa extremamente simples: basta arrastar seu personagem pra cima de um inimigo, e ambos começam a peleja.

Ao final de cada batalha (rounds curtos, perfeitos para aquela jogadinha informal), você recebe XP points (LEVELING!!), grana e alguma arma (LOOOOT!!) aleatória.

Entre as fases/rounds, você vai pra uma interface onde pode gastar a grana que ganhou e comprar novos personagens e equipamentos. E isso é outro fator interessante: há diversas classes de personagens diferentes, como magos, ladrões, bardos e monks, cada um com habilidades e poderes diferentes.

E por falar em poderes, cada personagem, ao evoluir, vai ganhando habilidades específicas de combate. Ao tocar em um personagem, na hora do pau comer, você tem acesso a estes poderes – magias mais fortes, ataques especiais, etc. E tudo vai sendo liberado num esquema de árvore, lembrando um pouco as skills de Diablo.

É impressionante como o fator “sinergia” é importante em Battleheart. Você precisa balancear perfeitamente a equipe – tanto personagens quanto skills – pra se dar bem e não ser trucidado. E isso requer um bom microgerenciamento, principalmente nas fases mais avançadas. É estratégia pura, com toques (literalmente) de ação.

Algumas coisas poderiam ser melhores, contudo.
Quando 2 ou mais personagens estão juntos, ou espancando um mesmo inimigo, fica meio difícil clicar especificamente em um deles (especialmente no iPhone). A adição de ícones dos personagens no rodapé da tela, pra uma rápida seleção (a la Starcraft) resolveria o problema.

E alguns personagens são idênticos em termos de habilidades. Você tem à disposição apenas uma maga defensiva, de cura, mas 3 magos de ataque – todos iguais. Seria ótimo se cada personagem fosse exclusivo, ou pelo menos tivesse skills diferentes.

Chega de escrever, me deu vontade de jogar. Vai lá e compra, custa só $ 2,99 na Quitanda. Vale cada um dos centavinhos.

Por Sérgio "Sobrenada"

Sr. Sobrenada, sobretudo, é publicitário, marqueteiro e tricolor, sim senhor.
Crítico, cético, ácido. Imoral, ilegal e engorda.