Quem somos | Envie dicas | Contato

Lumia 1020

 

Hoje a Nokia anunciou seu novo celular-câmera-topo-de-linha-feito-para-nicho, o Lumia 1020. Ele conta com uma incrível câmera de 41 megapixels que a gente já tinha visto no finado N808, o último Symbian que esse planeta conheceu. Mas a finlandesa não ficou focada (rá) só nos pixels e inovou em dois pontos fundamentais.

Desde que eu me lembro de celulares e smartphones a Nokia sempre foi a campeã em qualidade de câmeras. Mesmo concorrendo com empresas que fazem, de fato, câmeras, ela reiteradamente se mostrou superior no assunto. Só que esse também era um problema já que, antes do Windows Phone, os aplicativos de fotos dos celulares eram simples ou confusos. Depois, com a linha Lumia, ele tinha alguns truques marotos, mas o app de fotos e vídeos era basicamente o mesmo do Windows Phone de qualquer outra marca.

Não mais. O Lumia 1020 tem um app de câmera mais incrível do que a quantidade de pixels que consegue capturar. É simples e profundo o bastante para agradar novatos, iniciados e experientes – coisa que deveria ser copiada por todos – e se você já usou uma Galaxy Camera, sabe o que estou dizendo. São inovações assim que a finlandesa precisa mostrar para provar que ainda sabe fazer coisas além de hardware.

Mas se a Nokia melhorou (o já bom) app de fotos do Windows Phone, o sistema ainda carece de apps. A equipe de Elop sabe bem disso e fechou, com exclusividade para Lumias, alguns importantes como Flipboard e Vine. O último pega o buraco do Instagram: já que não se pode tirar fotos e mandar para web, os vídeos irão. (Ok, eles anunciaram um aplicativo que posta fotos no Instagram, mas a falta de vontade do Facebook – parceiro da Microsoft – em fazer um app para Windows Phone é, no mínimo, preocupante).

Ok, o Lumia está aí e os primeiros hands on são só maravilhas. É preciso aproveitar o buzz antes que algum review negativo apareça e o ciclo-Lumia volte a assombrar. E é aí que a Nokia parece estar se reinventando de verdade: o aparelho será lançado (nos EUA) no dia 26 deste mesmo mês. Sim! Um lançamento da Nokia vai sair 15 dias depois da apresentação oficial. Essa atitude sempre foi cobrada por diversos especialistas, mas a empresa (até nos recentes novos Lumias) não se acertava.

Você pode conferir diversas opiniões sobre o aparelho (a maioria, obviamente, de olho na câmera) e todo mundo concorda que é o melhor dispositivo da Nokia em anos. Não sei se chega a isso, já que o gadget não parece muito diferente do 920. Aguardo um aqui no Brasil para botar as mãos e sair por aí brincando com a melhor câmera que, olha só, também faz ligações.

facebook-profile-picture

Nasceu quando Let It Be completava a maioridade e desde então vive de pizza, música, filmes, joguinhos, séries e quadrinhos. Não vê a hora da criação da vigésima quinta hora.
Veja outros artigos por
The Walking Dead – 400 Days
Truque de Mestre (filme) – Eu preciso ver de novo