Capa | Quem somos | Envie dicas | Contato
 
Destaques
 
kindle

Kindle Paperwhite: voltei a ler como há muito não fazia.

twds02

The Walking Dead (o jogo – Adventure) Segunda Temporada

dolce_gusto_mini_me

Nescafé Dolce Gusto Mini Me: Para quem quer facilidade e muito mais do que café

votos1

Como um deputado de 22 mil votos foi eleito e outros com mais de 100 mil, não?

Privacidade Online. Assunto que você já ouviu várias vezes. O amigo internauta sofre com esse assunto. Os nomes comuns? SOPA/PIPA, Google, Facebook, etc. Mas e se o inimigo estiver mais perto do que você pensa. E se ele estiver dormindo com você no seu bolso, em forma de app de celular?

Vou dar meus 2Centavos investigativos sobre o assunto! E eu quero ibagens Comadante Habilton!

Smartr Contacts

A AppStore é a lojinha de aplicativos presente nas iCoisas, conhecida por ser a mais “controladora” do conteúdo e programação dos aplicativos. Por isso você, de alguma maneira, confia que está comprando/baixando um aplicativo homologado pela Apple. E eis que me interessei pelo “Smartr Contacts“, aplicativo que ganhou o status App da Semana presente na AppStore e que me chamou a atenção por dar um outro “nível” a seu catalogo de contatos.

Os recursos são interessantes, gerando gráficos, histórico e principalmente um ótimo cruzamento de informações. Integrado com Gmail, Facebook, LinkedIn e Twitter, além da própria agenda do iPhone, ele mescla e cria contatos únicos de cada pessoa que você conhece com todas as informações possíveis que ele encontrar em redes sociais na sua própria agenda. Parecido com o que o aplicativo do Facebook faz na agenda de smartphones com Android, mas em um nível ainda maior.

Um verdadeiro oásis na confusa organização do dia a dia. Mas qual o preço desse app que é gratuito?

 

Suas Informações

Obviamente antes de instalar esse tipo de aplicativo, fui ao site do desenvolvedor, a Xobni. Ótimo, vários logotipos de grandes empresas utilizando e recomendando! Recomendados até pela NASA (true history). Investidores da Xobni? Diversas empresas conhecidas. Isso enche os olhos e, com a chancela da Apple, instalei o app.

Ele exige inicialmente a criação de login no site do desenvolvedor  – algo normal para esse tipo de aplicativo –  e em seguida solicita integração com o Facebook. Aí começa o perigo. Preste atenção nas permissões requisitadas:

Nem pegaram na minha mão e já querem praticamente casar comigo?

O app, meus amigos leitores, quer simplesmente acessar TODAS as minhas informações. TODAS. Sem exceção. E a coisa não para por ai. Twitter e Gmail? Mesmo drama:

Atualizar meu perfil no Twitter? Enviar mensagens por mim? Oi?

É claro que, ao que se propõe, o app precisa mesmo acessar diversas informações para fazer um cruzamento de dados eficaz.  Mas só até certo limite. E o aplicativo em questão ultrapassou todos os limites possíveis e aceitáveis.

Não sou do tipo neurótico. Entrego boa parte da minha privacidade para Google e Facebook me direcionarem anúncios. Em compensação tenho bons produtos que ambos fazem. É uma troca.

Mas no caso do Smartr Contacts eu resolvi não bancar. Pense na vida real. Você daria acesso a TUDO (e-mails, amigos, mensagens, relacionamentos) para alguém que lhe foi apenas indicado por uma marca? Essa é a dica principal: Ler o que cada aplicativo vai acessar em seu celular é essencial. Por exemplo, por que um jogo quer acesso a fazer ligações sem sua permissão? Acredite, peguei isso na primeira versão gratuita de Tetris para Android da famosa Eletronic Arts (depois de muitas reclamações as permissões solicitadas pelo app foram revistas).

Meu iPhone, Facebook, Google e Apple continuam sabendo de toda minha vida. Mas enquanto forem marcas reconhecidas, que tem uma imagem a zelar, a situação está razoavelmente controlada. Mas se a “Xobni” resolver ser o MegaUpload de amanhã, quero poder dormir tranquilo no mesmo dia. Ao lado do meu celular, como sempre.

Aplicativo Smartr Contacts: desinstalado!

 

Observação: Smartr Contacts também está disponível para Blackberry e Android. Também tem plugins para Gmail e Outlook

Desmontei um rádio a pilha com 4 anos. Dei curto-circuito na casa toda com 5. Leio 4Rodas desde os 7. Aluguei 12 filmes na 1ª visita à locadora. Quebrei o gamepad do Atari de tanto jogar. Chorei no fim de Lost. TI na veia profissional. Tricolor Paulista de coração.
Veja outros artigos por

No Comment.

Add Your Comment

Awake: Duas Novas Realidades Para Te Deixar Acordado
NBC-AWAKE.jpg
5b
Porque brasileiros não visitam museus, ou porque ignoram a história