Quem somos | Envie dicas | Contato

aviate

Ter uma homescreen funcional e bonita é o desafio. No Nexus 4, posso usar o launcher padrão ou o Google Now Launcher (padrão do Nexus 5) que são bastante parecidos embora o segundo traga ícones maiores, transparência no fundo da barra de notificações do topo e dos botões virtuais embaixo, e acesso rápido ao Google Now puxando a home screen para a direita.

Mas me incomoda a barra de pesquisa permanente na home que os Launchers do Google obrigam a manter, por isso uso o Nova Launcher. Além de permitir remover a tal barra, ele tem ajustes de velocidade da rolagem entre as telas da home, velocidade de abertura do drawer, pasta no drawer, tamanho dos ícones, e outras dúzias de pequenas mudanças que não tiram a identidade do Android puro, mas melhoram a experiência.

Com minha pequena obsessão por manter as coisas em ordem, com fácil acesso e visual agradável, aprendi com um print, salvo engano, do Rodrigo Ghedin, e coloquei 4 pastas diretamente na dock dividindo os aplicativos que mais uso nas categorias: Social, Google, Úteis e Jogos. Nelas coloco os aplicativos que uso na grande maioria das vezes, recorrendo com pouca frequência ao Drawer.

Screenshot_2014-03-26-21-40-59Screenshot_2014-03-26-21-41-27

Mas, já que estou aqui pra sofrer experimentar e dar as dicas pra você, resolvi analisar o launcher Aviate que está em alta justamente por sua capacidade de categorizar os apps automaticamente entre outros truques. Ainda em fase beta, é preciso um convite, mas relaxe, ao instalar basta utilizar o código MUSIC e dá tudo certo. Eis como fica a tela principal:

Screenshot_2014-03-26-22-00-43

Uma imagem quadrada no meio, duas linhas com 5 ícones em cada para acesso rápido, no topo uma barra que ao ser tocada desce alguns ícones e widgets adicionais (puxar a tela pra baixo tem o mesmo efeito). Veja:

Screenshot_2014-03-26-21-05-12

Puxando da direita, seus apps estão divididos automaticamente em categorias, e funciona extremamente bem. Existem dezenas de categorias que você pode exibir em adição, ou ocultar as que não quiser. Clicando na setinha para baixo a categoria é aberta (imagem da direita).

Screenshot_2014-03-26-21-04-14Screenshot_2014-03-26-21-04-27

Puxe mais uma vez da direita e tenha a lista de todos os apps do celular em ordem alfabética. A ideia é ir para esta lista apenas no início para puxar os aplicativos para as categorias ou para a tela principal. Uma vez categorizado, essa lista completa deve ficar esquecida:

Screenshot_2014-03-26-23-05-46

Já indo para o outro lado, puxando da esquerda, você tem as opções de painéis “Casa”, “Trabalho”, “Indo para algum lugar”, “Ouvindo” (imagem abaixo) e aparentemente é possível exibir outras como “Restaurante”. Ao trocar o painel, aqueles ícones e widgets adicionais exibidos ao puxar a tela central pra baixo mudam.

“Casa” e “Trabalho” são trocados automaticamente de acordo com sua posição de GPS (é preciso indicar uma primeira vez a localização desses lugares), o “Indo para algum lugar” entra quando o aparelho entende que você está em deslocamento, e o “Ouvindo” quando um aplicativo de música está em execução. Ainda há uma mudança automática para o modo noturno de acordo com o horário, que também tem painel próprio.

Screenshot_2014-03-26-21-04-39

O grande trunfo do Aviate então fica na sua classificação dos apps automaticamente por categoria e nos painéis adaptativos para cada situação de uso. Para quem tem uma quantidade enorme de coisas instaladas e se perde rolando telas do drawer, pode ser de grande ajuda. Eu desinstalei, afinal, meu Nova Launcher com pastas no dock já resolve isso de forma até melhor.

Experimente, é grátis, e deixe sua opinião!

facebook-profile-picture

Administrador, desenvolvedor, gamer, tecnófilo, viajante, otimista nato, calmo por natureza. Criador do eco4planet, já escreveu para o Gizmodo e Papo de Homem e já participou do podcast do Manual do Usuário.
Veja outros artigos por
300 – A Ascensão do Império
No meu aniversário quero doação de sangue – depois teremos bacon. É sério!